Jornal do Carro
Mais de um ano após anunciar a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motor vai estrear no Brasil. A montadora deu início nesta quarta-feira (23) ao lançamento do SUV híbrido Haval H6, primeiro veículo que será comercializado pela GWM no Brasil. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o H6 virá importado da China com entregas a partir de abril de 2023. Porém, a GWM vai iniciar a pré-venda logo no primeiro trimestre.
Paralelamente ao lançamento do Haval H6, a Great Wall planeja inaugurar 50 pontos de vendas e serviços ao longo do primeiro semestre do ano que vem. Haverá estabelecimentos em todo o território nacional. Além disso, até o segundo semestre de 2024, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades. “Tivemos a oportunidade de fazer o processo do zero”, pontua Oswaldo Ramos, diretor comercial da GWM.
Segundo o executivo, o modelo de vendas será inovador. A rede autorizada vai oferecer diferentes formas de aquisição. Por exemplo, haverá a venda tradicional (à vista ou por financiamento) e também planos de assinatura. E a compra poderá ser feita pela internet ou nas lojas físicas. Além disso, a GWM promete surpreender até no modelo de test drive. Segundo Ramos, haverá unidades para teste por clientes em locais públicos, como shopping centers.
Como é o Haval H6
O sucesso da Caoa Chery no mercado brasileiro é certamente um fator inspiracional para a Great Wall Motor. A marca sino-brasileira eletrificou sua gama em junho e já começou a se destacar nas vendas de elétricos e híbridos. Mas, no caso da GWM, os elétricos vão demorar. A marca apostará primeiro nos híbridos, com SUVs e picapes eletrificados. E o Haval H6 foi o escolhido para inaugurar a operação, por ser altamente tecnológico.
De acordo com Oswaldo Ramos, o Haval H6 é “um carro elétrico com motor a combustão”. A explicação é que o SUV híbrido tem grande autonomia em modo elétrico e, por isso, utilizará mais eletricidade que gasolina. O seu conjunto híbrido combina um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos que, combinados, geram potência de 393 cv. Por enquanto, a marca não divulgou o torque máximo. Já o pacote de baterias tem capacidade de 34 kWh, com autonomia de 170 km.
Os motores elétricos ficam instalados um em cada eixo, e o carregamento do pacote de baterias leva apenas 35 minutos (de 20% a 80%) em pontos de recarga rápida. A mecânica tem ainda o câmbio DHT com duas marchas e embreagem. Já o elétrico trabalha com uma marcha com redução.
Sobre a possibilidade de trazer alimentação flex, há possibilidade, afirma Ramos. “Quem vai dizer a demanda é o cliente”, afirma o executivo. A garantia será de 5 anos de para-choques a para-choques, mas a marca ainda não fala em preços. A GWM diz apenas que o valor do Haval H6 rondará o de modelos de Jeep, Toyota e Volkswagen, tanto a combustão quanto híbrido. Ou seja, deve ficar entre os SUVs Corolla Cross e RAV4.
Visual e tecnologias são destaques
O Haval H6 brasileiro traz detalhes diferentes do SUV à venda na China. O logotipo da marca, por exemplo, na grade e na tampa traseira, tem novo grafismo e é menor que no carro de lá. Além disso, os acabamentos externos das molduras de janelas, rack de teto e frisos são diferentes, assim como o desenho das rodas de liga leve de 19″.
Segundo a GWM, a escolha visa atender as preferências do consumidor local, relatada em pesquisas feitas no País. A nacionalização do projeto incluí a reprogramação de recursos do sistema de condução ativa. Bem como do dispositivo de conectividade. A tela da central multimídia tem 12,3″ e, segundo a marca, virá com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e receberá atualizações de forma remota (“pelo ar”).
Conforme a GWM, o SUV terá, ainda, câmera de reconhecimento facial, Head-Up display, sistema de condução semiautônoma de nível 2 e internet 5G. Além disso, o Haval H6 vem com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência, detector de pedestres e ciclistas, e alerta de tráfego cruzado. Por fim, o SUV tem monitor de ponto cego e assistentes de permanência em faixa e de baliza, além do sistema “smart cornering”, que utiliza o GPS e ajusta a velocidade automaticamente antes de curvas, por exemplo. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)