Abarth estreia no Brasil com o primeiro SUV da marca no mundo

Motor Mais

 

Com mais de 70 anos, a Abarth se prepara para escrever um novo capítulo da sua história. Mais precisamente em forma de SUV, o primeiro da marca no mundo. Com a missão de marcar o retorno do escorpião mais famoso do mundo ao Brasil, o Pulse Abarth foi revelado no BBB 22 e caiu nas pistas da Fórmula 4 como carro madrinha da competição que possui motores da marca impulsionando todos os monopostos da categoria. Agora, ele chega ao mercado brasileiro reforçando os pilares da Abarth: “Legado”, “Performance”, “Tecnologia & Inovação” em carros “Feitos sob Medida”, garantindo uma “Direção Provocante” para uma “Legião de Apaixonados”.

 

O primeiro SUV Abarth foi desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG). A marca já teve dois veículos comercializados no Brasil antes. Em 2002, tivemos a versão mais potente do Stilo e, em 2014, o icônico 500 Abarth. Mas a história da marca é muito mais antiga. Ela nasceu em 1949, com a paixão de Carlo Abarth por corridas, um piloto com o talento de envenenar carros comuns. Desde então, ficou conhecida pela esportividade, performance e experiência única de direção.

 

“Aceleramos para entregar um autêntico Abarth. Mais do que um lançamento de um novo produto, estamos trazendo de volta a marca com toda a força para o Brasil. Sabemos o quanto o brasileiro é apaixonado por esportividade e performance, tudo que a Abarth representa. O Pulse Abarth chega para agradar um público que é fã destes atributos e que deseja transformar a experiência de dirigir em extraordinária”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.

 

Para o lançamento da Abarth no Brasil, a marca apostou em uma série de iniciativas. Primeiro, o anúncio da sua volta foi em um dos reality shows de maior audiência do país, o Big Brother Brasil 2022. O SUV foi revelado em primeira mão no programa. Depois, reforçando sua vocação, o veículo se tornou o carro madrinha da Fórmula 4, categoria que fez sua estreia no país em 2022 e que a marca patrocina, deixando claro o seu DNA: o mundo das pistas, velocidade e emoção.

 

Além disso, também houve investimento em infraestrutura para o lançamento da marca. A rede de concessionárias Abarth está dimensionada para ter 60 pontos de vendas (48 já estão operando). Presentes em todas as regiões do Brasil, em praticamente todos os estados, elas carregam não só o logotipo do escorpião, mas também toda a identidade visual da marca e uma equipe capacitada para receber os apaixonados por esportividade. Cada uma terá um corner Abarth no showroom, o escudo da marca na fachada ptrincipal e no totem externo, acessórios e Abarth Wear disponíveis para venda, além de possibilidade de test-drive do novo SUV.

 

Um autêntico Abarth, com design esportivo, performance envenenada e direção provocante, o Pulse Abarth é equipado com o motor Turbo 270, sendo o mais rápido do Brasil na sua categoria. O modelo é tão completo que dispensa opcionais. Ele sai de fábrica reunindo, por exemplo, conteúdos como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.

 

O já premiado design do Pulse ganhou uma dose extra de esportividade. Ainda mais robusto, o modelo chega com detalhes em vermelho, cor característica da marca. A começar por uma faixa lateral, com uma assinatura que traz velocidade e dinamismo. O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade. Traz ainda rodas de 17” Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.

 

Na parte frontal do SUV há ainda linhas que evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo. Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark superesportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.

 

A exclusividade de seu DNA envenenado também está marcada no interior escurecido. O imponente símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Claro que a cor marcante da Abarth – vermelho – não poderia faltar. Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Evidenciando o acabamento único do SUV há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.

 

Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.

 

O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho Montecarlo e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto.

 

Acelerando como um autêntico Abarth, o Pulse Abarth possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm, com nova calibração para a máxima performance, sendo simplesmente o SUV compacto mais rápido do Brasil. E não é pra menos, já que é capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.

 

Respeitando os pilares da marca, o modelo foi feito sob medida. Desenvolvido na plataforma MLA, o Pulse Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.

 

Equipado com rodas mais largas (17”) para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma nova direção, que é mais direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth. Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante. Como um esportivo realmente utilitário, ele possui altura de um verdadeiro SUV, com vão livre do solo de 217 mm.

 

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.

 

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Ainda conta com uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

 

Segurança e tecnologia não poderiam faltar no Pulse Abarth. Nestes quesitos, ele traz diversos itens de série, que em outros modelos da categoria são oferecidos como opcionais. A central multimídia de 10,1 polegadas vem com o Connect Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.

 

Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.

 

O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha. O SUV ainda vem com wireless charger (carregador por indução) para smartphones, cluster full digital 7″ específico Abarth com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa e Keyless Entry’n Go. Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.

 

Seguem abaixo os preços sugeridos do Pulse Abarth para todo o país:

 

  • Brasil (exceto São Paulo): R$ 149.990,00
  • Estado de São Paulo: R$ 154.731,00

(Motor Mais)