O Estado de S. Paulo/Mobilidade
Para manter a liderança no competitivo mercado de transporte de cargas urbanas e rodoviárias, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) investiu R$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento e vai entrar em 2023 com novo portfólio.
As inovações incorporadas nos mais de 30 modelos disponíveis para movimentar cargas leves e pesadas foram baseadas em quatro pilares: eficiência, conforto, segurança e tecnologia. Tudo o que o cliente precisa para obter a melhor performance e rentabilidade no seu negócio.
Todo o caminhão que sair da fábrica atende às exigências da nova fase da legislação ambiental, o Proconve 8, vai consumir menos combustível e estar conectado a softwares de controle em tempo real que podem reduzir os custos de operação em até 10%. “O sistema mais simples permite monitorar a operação em tempo real e avaliar a performance do motorista diretamente no painel”, revela o diretor de Vendas da VWCO, Sergio Pugliese.
Os bancos são mais ergonômicos, com apoios de cabeça e sistema pneumático regulável para proteger as costas, sendo que os novos Constellation acima de 18 toneladas trazem novo sistema de amortecimento em quatro pontos da cabine.
No quesito segurança, outra característica da nova linha é que todos os caminhões possuem controle de tração com sensores que atuam para identificar perda de aderência e acionar freios, quando em movimento, ou auxiliam nas partidas em rampas de maior inclinação.
Outra novidade que o executivo aponta é na segurança passiva. “O cinto de segurança passou a ser integrado ao banco, aumentando a eficiência de proteção do tronco do motorista em caso de fortes impactos”, informa.
Na última estatística da Anfavea, a Volkswagen Caminhões é líder geral com 28,3% do total de veículos licenciados entre janeiro e outubro de 2022, quatro pontos porcentuais à frente da segunda colocada.
Possui larga vantagem entre os modelos urbanos leves e médios atendidos pela linha Delivery, ocupando a 2ª e a 1ª posições, respectivamente. Lidera ainda o segmento de semipesados, com peso bruto total acima de 15 toneladas, voltado para curtas distâncias. Em 2022, sete de 10 caminhões licenciados nesse segmento saíram da fábrica da montadora sediada em Resende (RJ).
Linha Meteor
No segmento de pesados e extrapesados, a VWCO apresenta como principal novidade a linha Meteor, com modelos para médias e longas distâncias. Em pouco menos de dois anos desde o lançamento, já foram licenciadas mais de oito mil unidades e a boa performance fez com que a participação nas vendas da empresa nessa categoria em 2022 chegasse a 13,5%, cinco pontos porcentuais atrás da terceira colocada.
“O Brasil segue sendo um país com transporte rodoviário muito forte e que precisa vencer grandes extensões e nos faltava um veículo extrapesado com as características do Meteor no nosso domínio”, explicou Pugliese, durante o primeiro dia da Fenatran, a principal feira de transportes da América Latina, realizada em São Paulo.
Uma versão conceito desse caminhão gigante foi um dos destaques do estande da empresa junto a outros 17 modelos. Além de todos os benefícios que a nova linha oferece, o Meteor Optimus promete economia de até 8% no consumo de combustível por conta da aerodinâmica inovadora que atua junto a um sistema eletrônico inteligente que permite antecipar condições de terreno e calcular as trocas de marchas por até dois quilômetros.
Conectados
A linha 2023 também está preparada para receber sofisticados sistemas de monitoramento e controle por meio do RIO, plataforma com mais de 20 serviços tais como emissão de relatórios online, interação com o motorista durante a operação e demais informações que ajudam na manutenção da vida útil dos componentes. “É um sistema completo de suporte a frotistas que pode aumentar a vida útil de componentes e aumentar o período entre revisões”, reforça Pugliese.
Outro destaque é a rede de oficinas autorizadas. A VWCO anunciou que está investindo outros R$ 200 milhões para inaugurar mais 11 concessionárias até meados de 2023 nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. “É um dos nossos maiores diferenciais em relação à concorrência, além da força da marca e do baixo custo de manutenção”, informa o executivo. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)