AutoIndústria
Em fase de reforçar ainda mais a sua presença no segmento dos produtos de maior valor agregado, em detrimento dos chamados populares, é alta a aposta da Fiat no lançamento do Pulse Abarth, parte importante na atual estratégia da empresa de manter liderança com rentabilidade e retorno que garanta investimento contínuo em ampliação de renovação do seu portfólio.
O modelo chega ao mercado custando R$ 149.990 em versão única e completa, sem opcionais. Em São Paulo, onde o ICMS é maior, o veículo custa R$ 154.731.
Das 520 concessionárias da Fiat, 60 terão espaço dedicado à venda da linha esportiva com a denominação Corner Abarth. “Desenvolvido no Brasil, é o primeiro SUV com a marca Abarth no mundo e o SUV compacto mais rápido do nosso mercado”, revela o vice-presidente sênior da Fiat para a América do Sul, Herlander Zola.
Segundo o executivo, o número de revendas com treinamento específico para venda e pós-venda do Pulse Abarth – e outros modelos com a marca que virão por aí – pode ainda ser ajustado, mas a princípio ele cobre a maioria das regiões do País e principalmente os pontos onde modelos do gênero têm maior demanda.
“Ele pode ser comprado em qualquer concessionária via nosso esquema online. Mas nos espaços dedicados, além da exposição do modelo, há equipe altamente profissional para atender o cliente e suas necessidades”.
Pelas suas projeções, perto de 10% das vendas totais da linha Pulse – entre 350 e 400 unidades – serão na configuração Abarth. Em outubro, por exemplo, foram emplacadas 4,1 mil unidades do SUV que marcou a entrada da Fiat nesse segmento e foi importante para trazer um novo público para as suas concessionárias.
Apresentando para um grupo de jornalistas no Autódromo de Tarumã, em Porto Alegre, RS) na semana passadas, entre os dias 8 e 10, o Pulse Abrath teve lançamento oficial online na noite desta quinta-feira, 17, e a partir do ano que vem também será vendido em outros países da América do Sul, começando pela Argentina.
Márcio Tononi, vice-presidente sênior do Tech Center Stellantis, define o DNA da Abarth pelos quesitos “performance, competição, inovação e sonoridade esportiva”.
O Pulse Abarth Flex Turbo 270 tem motor transversal dianteiro com 4 cilindros em linha e 1.332 cm³ de cilindrada total. Sua potência máxima é de 180 cv a gasolina e 185 cv a etanol a 5.750 rpm. com câmbio automático de seis marchas à frente e uma à ré, o modelo tem injeção eletrônica direta.
O modelo atinge velocidade máxima de 215 km/h com etanol, acelerando de 0 a 100 km em 7,6s. No caso de uso da gasolina, esses números são, respectivamente, de 214 km/h e 8s. Seu consumo no ciclo urbano é 10,0 km/l (gasolina) e 6,8 km/l (etanol) e, na estrada, de 12,3 km/l 8,8 km/l na mesma ordem.
O surgimento da marca Abarth data de 1949, quando o piloto de competição Karl Abarth fundou a Abarth & C, a partir de uma parceria com Guido Scagliarini. O primeiro veículo produzido foi o 204 A Roadster, com base no Fiat 1100, que veio a conquistar o Campeonato 1100 Sport e a Fórmula 2. A Fiat detém a marca desde 1971, quando a comprou diretamente do seu fundador. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)