Motor1
Falta muito pouco para conhecermos a nova Chevrolet Montana 2023 por completo. A fabricante abriu uma seção em seu site oficial, revelando que a picape começará o período de pré-venda em 14 dias – ou seja, no dia 1º de dezembro. Além disto, ainda revelou mais uma imagem, desta vez da traseira, mostrando que terá lanternas com uma ligação por toda a tampa da caçamba e o nome da marca escrito logo abaixo.
O site oficial não mostra mais nenhuma informação sobre a Chevrolet Montana 2023. As duas imagens já adiantam bem como será o design da picape. A frente contará com um esquema de faróis duplos, usando uma linha em LED na parte superior para iluminação diurna e o conjunto principal mais abaixo, ao lado da grade. Este estilo tem sido usado pela marca em outros modelos como Blazer e Seeker, e já tinha ficado bem claro nos flagras do veículo camuflado.
A traseira é a novidade, pois ainda não havia sido vista sem os adesivos. Os protótipos até pareciam ter as lanternas interligadas, mas não era nada realmente definido. O desenho oficial confirma esta ideia, usando as luzes fora da área da tampa da caçamba, com luzes em LED e as setas na parte inferior da peça, enquanto a faixa central não parece ter uma iluminação. Este esboço não mostra a maçaneta de abertura da caçamba, algo que está bem claro nos flagras e que ficará acima do escrito “Chevrolet”.
Assim, os mistérios envolvendo a Montana vão sendo esclarecidos. Vimos parte do interior nas fotos dos protótipos pelas ruas e nos diversos vídeos que a empresa divulgou, mostrando que será inspirado no Tracker, mas com algumas mudanças, como a área da central multimídia, que usará uma carcaça semelhante à do Tracker RS chinês. Porém, tudo indica que ficará sem o painel de instrumentos digital, usando o mesmo cluster que o SUV compacto vendido aqui.
A GM promete que a Montana terá bons atributos para concorrer no segmento, afirmando que terá o maior espaço interno da categoria e que contará com um sistema de vedação inovador para que a caçamba funcione como um porta-malas, impedindo a entrada de poeira ou água. A caçamba aparenta ser maior do que a da Renault Oroch, que tem capacidade para 683 kg. Virá com seis airbags de série e terá equipamentos como sensor de ponto cego.
Tudo indica que a motorização será formada pelo 1.2 turbo compartilhado com o Tracker, entregando 133 cv a 5.500 rpm e 21,4 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Terá versões com câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. Não espere por um sistema de tração 4×4, muito menos por um motor turbodiesel, algo que não foi preparado para a plataforma GEM usada pela picape e outros modelos da Chevrolet, como Onix e Onix Plus. A ideia é que, se alguém precisar do 4×4 ou do motor diesel para usar na terra, poderá optar pela S10, deixando a Montana como uma opção para o uso nas cidades.
Com a apresentação acontecendo no dia 1º de dezembro, a GM deve aproveitar o espaço no Big Brother Brasil (agora que é a patrocinadora no lugar da Fiat) para apresentar mais detalhes sobre a Chevrolet Montana 2023. De qualquer forma, mesmo que seja mostrada agora, a picape só chegará às concessionárias e os clientes no ano que vem, com a produção acontecendo em São Caetano do Sul (SP). (Motor1/Nicolas Tavares)