AutoIndústria
Ainda é na base da agulha no palheiro, mas em especial nas grandes cidades brasileiras os carros elétricos começam a ser vistos com mais frequência. Uma boa parcela, é verdade, atendendo apenas ainda projetos privados de mobilidade limpa. E que ganham cada vez mais diversidade também.
É o caso da 99, uma das maiores empresas de aplicativos de transporte operando no Brasil. Recentemente, ela reforçou seus testes com veículos movidos a eletricidade em uma parceria com a Seres Brasil, empresa de capital nacional estruturada para oferecer no mercado interno elétricos de passeio da Seres Motors e comerciais leves da DFSK.
Criada inicialmente como SF Motors na Califórnia, Estados Unidos, a Seres Motors recebeu investimentos das chinesas Dongfeng e Sokon, dona da DFSK, para projetar e produzir veículos elétricos. A empresa já detém mais de 1 mil patentes técnicas nos Estados Unidos e China.
Nos testes com a 99 está sendo utilizado o Seres 3, um SUV de 4,385 metros de comprimento, 1,850 m de largura, 1,650 m de altura e 318 litros de capacidade do porta-malas.
O modelo conta com motor elétrico dianteiro de 163 cv (120 kW) de potência e autonomia de 300 km (ciclo WLTP). O tempo de carregamento em ciclo rápido é de 38 minutos (20% a 80% da capacidade da bateria) e, segundo a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a 160 km/h.
“Os carros da Seres já passaram por milhares de quilômetros de testes no Brasil. Este [com a 99], entretanto, oferece informações adicionais por se tratar de um uso urbano severo e contínuo com motoristas diferentes”, enfatiza Domingos Boragina, responsável pela área de marketing da Seres Brasil, referindo-se também ao trabalho desenvolvido desde 2019 com modelos das duas marcas.
“Testes com carros elétricos contribuem para que possamos entender melhor a adaptação e as necessidades dos motoristas parceiros e dos passageiros em relação à chegada da eletrificação de veículos ao Brasil e a buscar dados que corroborem com os investimentos e projetos que estamos fazendo no país”, completa Thiago Hipolito, diretor sênior de inovação em mobilidade da 99 e líder do DriverLAB. (AutoIndústria)