Chevrolet e Nissan se juntam ao novo clube 5 estrelas do Latin NCAP

Coisas de Agora

 

A quarta publicação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi lançada ontem quarta-feira (16) com resultados alentadores de 5 estrelas para o Chevrolet Tracker e Nissan Qashqai, demonstrando um compromisso sério destes fabricantes a respeito de veículos mais seguros na região.

 

O Chevrolet Tracker, produzido no Brasil e na Argentina, com 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), como equipamento padrão, ganhou 5 estrelas com uma nota de alerta referente a um incidente de incêndio. O popular SUV atingiu 91,07% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 54,14% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 83,18% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, Assistentes à velocidade, Detecção de Ponto Cego (BSD) e Controle Eletrônico de Estabilidade.

 

Após o teste de impacto lateral de poste, foi observado fogo no lado não esmagado do veículo na área do pré-tensionador do cinto de segurança e dificuldade para soltar o cinto de segurança. Estas informações foram publicadas pelo Latin NCAP e o fabricante foi notificado do incidente. A ocorrência foi investigada, o fabricante descobriu uma não-conformidade e emitiu um recall de segurança em abril de 2022 para todos os mercados afetados. O Latin NCAP é da opinião que o fabricante deve se concentrar na causa do incidente, enquanto o fabricante se concentra nos efeitos após o incidente para fornecer a solução correta. Embora a decisão do fabricante não esteja de acordo com a recomendação do Latin NCAP, o Latin NCAP reconhece que é responsabilidade do fabricante resolver este incidente.

 

O Nissan Qashqai, produzido no Reino Unido, com 6 airbags e ESC como padrão, ganhou 5 estrelas. O SUV da Nissan atingiu 93,65% em Ocupante Adulto, 92,02% em Ocupante Infantil, 53,65% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,93% em Assistência à Segurança.

 

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e interurbana, assistentes à velocidade e Controle Eletrônico de Estabilidade.

 

O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda aos consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.

 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “O Latin NCAP parabeniza as ações da Chevrolet e Nissan em prol de veículos mais seguros na região”. O Latin NCAP encoraja estes e todos os outros fabricantes a fornecerem também 5 estrelas em modelos mais populares, demonstrando a todos os consumidores seus benefícios nos testes do Latin NCAP. A cooperação da General Motors foi positiva e espera-se que com as outras marcas, se necessário, elas atinjam o mesmo nível de colaboração. A rotulagem de segurança veicular, incluindo a classificação em estrela do Latin NCAP, é um mecanismo eficaz para superar algumas restrições do mercado com o objetivo de ter mais e melhores consumidores informados escolhendo carros mais seguros ao mesmo tempo em que os fabricantes melhoram voluntariamente seus modelos.”

 

Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, afirmou: “Estes dois resultados mostram que é possível oferecer modelos com níveis de segurança cinco estrelas na região e esperamos que impulsionem outros fabricantes a seguir os passos da Nissan, Chevrolet e anteriormente da Volkswagen. Apesar da falta de regulamentos de segurança robustos na região e de informações independentes através de uma classificação em estrelas do Latin NCAP, vemos que os fabricantes estão demonstrando seu compromisso com veículos mais seguros. Alguns fabricantes têm a capacidade e a vontade de oferecer veículos mais seguros, resta aos governos da região assumir o mesmo compromisso. É hora de os consumidores de nossa região serem tratados igualmente com relação ao desempenho de proteção que as marcas oferecem como padrão nos veículos que comercializam em outras regiões”.

 

O impacto frontal e lateral mostraram proteção adequada a boa para adultos, a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal a boa e a proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi boa. Para o ocupante infantil, o modelo mostrou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação total na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção dos pedestres foi aceitável nas áreas de impacto da cabeça e na parte da perna inferior, mas mostrou baixa proteção nas áreas de impacto na parte da perna superior. O modelo não oferece frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das estradas (AEB VRU), mesmo como uma opção para compensar a pontuação baixa de proteção para pedestres na perna superior. O modelo proporciona um lembrete de cinto de segurança padrão (SBR) na primeira e segunda fila e assistência de limitação de velocidade. O Tracker também oferece detecção de ponto cego (BSD), AEB urbano e interurbano mostrando bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP. O ESC padrão mostrou bom desempenho e alcançou uma velocidade máxima de 95 km/h e 70 km/h nos testes ADAC e no teste de consumidores, respectivamente.

 

O impacto frontal mostrou proteção adequada a boa para adultos, a estrutura e a área dos pés foram classificadas como estáveis. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste revelou proteção adequada a boa. A proteção contra chicotada cervical foi marginal. No ocupante infantil, o modelo alcançou proteção quase total nos testes dinâmicos e as melhores pontuações na instalação do SRI. A proteção dos pedestres foi adequada e boa para a maioria dos pontos de impacto da cabeça, mas mostrou má proteção na borda do capô, além de má proteção na parte superior da perna e proteção boa nas áreas da parte inferior da perna. O carro não oferece AEB VRU para o mercado latino-americano, o que poderia compensar a pontuação de proteção aos pedestres. O modelo oferece SBR padrão na primeira e segunda fila e assistência de limitação de velocidade. O Qashqai proporciona AEB urbano e interurbano mostrando bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP.

 

O ESC padrão mostrou bom desempenho e atingiu uma velocidade máxima de 85 km/h e 65 km/h nos testes ADAC e no teste de consumidores, respectivamente. Clique aqui e leia o relatório completo.

 

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional independente de testes de colisão de veículos e de qualificação de segurança na região. O Latin NCAP replica programas de testes similares aos desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, na Europa, na Ásia e na Austrália, demonstrando ser muito eficazes no progresso da segurança dos carros. Desde 2010, o Latin NCAP vem publicando os resultados de mais de 135 veículos, em treze fases de teste.

 

O Latin NCAP agradece o apoio recebido do Global New Car Assessment Programme (Global NCAP), do International Consumer Research and Testing (ICRT), da Fundação FIA, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Bloomberg Philanthropies Global Road Safety Initiative.

 

O Latin NCAP é membro associado do Global NCAP, apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas para a Segurança Viária e à iniciativa Stop the Crash. Mais informações em http://www.latinncap.com (Coisas de Agora)