Van elétrica 100% nacional é voltada ao segmento de last mile

Frota & Cia

 

A indústria automobilística tem apostado cada vez mais na transição energética. Com a demanda crescente por veículo eficientes, a startup Arrow Mobility criou uma van 100% elétrica voltada para a entrega de e-commerce.

 

A Arrow One é um projeto totalmente nacional e a primeira do tipo last mile elétrica no Brasil. Outros modelos disponíveis são importados. A novidade está sendo apresentada pela empresa de Caxias do Sul (RS) na Fenatran.

 

O veículo tem capacidade para transportar 16,5 m³ de mercadoria com autonomia de 270 quilômetros. Leva menos de 3 horas para ser totalmente recarregado.

 

Conta ainda com o sistema One Shot Loader, em que as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta, que otimiza tempo e mão de obra. Dessa forma, quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega.

 

O veículo é equipado com um aplicativo que usa inteligência artificial para analisar performance, rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem. Funciona como uma secretária: além de atender e fazer ligações, envia mensagens diretamente para os clientes avisando de possíveis atrasos ou da entrega da mercadoria.

 

O desenvolvimento da carroceria foi todo feito pela Arrow. “Temos um time de 33 pessoas focadas no desenvolvimento de produto e fornecedores, que conduziu todo processo por 12 meses, passando por conceituação, teste e homologação”, explica Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility.

 

A Localiza é uma empresa parceira que abriu portas para que a Arrow pudesse conhecer os grandes market places e empresas de logística, entender o segmento e, assim, propor soluções dedicadas para criar um produto de nicho. “Eles fizeram a aquisição das 100 primeiras unidades”, conta Balbinot.

 

O executivo afirma que neste momento, a Arrow Mobility está concluindo uma rodada de investimentos, que permitiu que a empresa captasse recursos financeiros para aumentar a capacidade de produção. “Tivemos uma alta demanda durante o lançamento na Fenatran. Estamos nos estruturando para atender ao mercado crescente de veículos elétricos, que faça entregas urbanas de e-commerce e de outros segmentos, como bebidas”, conclui Balbinot.

 

Com todas as tecnologias da Arrow One, o ganho de produtividade é de cerca de 50% a um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional, segundo a startup. Para cada R$ 1 consumido com diesel, o veículo elétrico gasta apenas R$ 0,16 centavos com energia.

 

As primeiras unidades, já encomendadas, serão entregues no primeiro semestre de 2023. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)