AutoIndústria
Balanço do mercado de financiamento de veículos novos e usados consolidado pela B3 mostra que ainda persiste demanda em baixa por compras a prazo. Em outubro, 459 mil leves, pesados e motocicletas foram negociados, volume 2,5% menor e relação a setembro e 4,5% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
Apesar do desempenho ficar em terreno positivo, o relatório da B3 aponta que a média de financiamentos por dia útil cresceu pelo segundo mês consecutivo, atingindo o maior patamar do ano. No mês passado, foram contabilizados 22,9 mil veículos vendidos por dia, 500 unidades a mais em relação a setembro.
“Em setembro e outubro houve crescimento em termos de financiamentos por dia útil. Os números gerais acabam sendo impactados por conta dos feriados neste período, mas quando observamos os dados desta forma, notamos que o mercado tem mostrado uma recuperação”, pondera em nota Tatiana Masumoto Costa, superintendente de planejamento da B3.
Por segmento, as vendas a prazo de automóveis e comerciais leves em outubro somaram 331 mil unidades, em quedas de 2,9% em relação a setembro e de 9,6% no confronto com o mesmo mês de 2021. Em pesados, os declínios nos financiamentos foram de 11% nas mesmas bases de comparação, de 26 mil unidades para 23 mil.
O segmento de motos foi o único que registrou alta, oscilando 0,6% no número de financiamentos em relação a setembro, com 103 mil unidades, e crescendo 18,1% na comparação com outubro de 2021.
No acumulado de janeiro a outubro, as vendas financiadas de veículos somaram 4,4 milhões de unidades, volume 9,2% inferior ao alcançado no mesmo período de 2021, em torno de 450 mil unidades a menos. (AutoIndústria)