Volvo mostra caminhão 100% elétrico e linha Euro 6

Truck &Bus Builder América do Sul

 

A Volvo apresentou na Fenatran 2022, o seu caminhão FM 100% elétrico, com a previsão de iniciar testes com clientes no início de 2023. A ação está alinhada com a jornada de descarbonização da empresa, que pretende reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040.

 

“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

 

“Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil; caminhões elétricos à bateria e caminhões elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. É uma jornada complexa, mas estamos seguindo globalmente a passos largos em todas essas direções”, comenta.

 

Lançado na Europa, o FM tem potência de até 490 kW (660hp), transmissão I-Shift e é desenvolvido para as operações de distribuição para o varejo e transporte regional, como o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

 

O FM Electric tem opções com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). “É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina. (Truck &Bus Builder América do Sul)