Portal Tudo Celular
A Renault anunciou que está expandindo sua parceria com o Google para além da integração do Android Auto no Stepway 1.0. As empresas visam a criação de um “carro definido por software” que agrega recursos de ambos os mundos para a combinação perfeita entre o segmento tecnológico e automotivo.
As empresas não detalham o que exatamente será criado para o projeto “Software Defined Vehicle” ou “SDV”, mas a montadora francesa afirma que a iniciativa é parte de sua estratégia “Move to Cloud”, caracterizada pela migração de várias de suas aplicações para o Google Cloud mirando acelerar o desenvolvimento de sua Inteligência Artificial (IA).
De acordo com Luca de Meo, CEO da Renault, os serviços de computação em nuvem da empresa parceira irão acelerar sua transformação digital de ponta a ponta – desde o início dos projetos de carros até sua produção em massa.
Um dos benefícios conquistados pela parceria é o sistema “Digital Twin” (“gêmeo digital”, em tradução livre), uma tecnologia que permite criar uma espécie de cópia digital de um carro para a integração de recursos de inteligência artificial mais ágil. Além disso, atualizações de software para o centro de infotainment dos carros são entregues mais rapidamente.
Os grandes avanços obtidos através da parceria entre as empresas deixam pouco à deriva da imaginação sobre o que seria o “carro definido por software”, mas cabe observar que a fabricante automotiva ainda não possui modelos com condução autônoma em seu portfólio – além dos veículos conceituais – para competir com modelos da Tesla, por exemplo. (Portal Tudo Celular)