Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado brasileiro de veículos comerciais registrou, em outubro, elevação de 1,19% na venda de caminhões e de ônibus em relação a outubro de 2021. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram comercializadas 12.410 unidades, contra 12.264 unidades no mesmo mês do ano passado.
A venda de caminhões em outubro atingiu 10.582 unidades, com redução de 4,39% em comparação com os 11.068 veículos registrados em outubro de 2021, e as de ônibus, com o faturamento de 1.828 veículos, ficaram 52,84% acima das 1.196 unidades licenciadas em no mesmo mês do ano passado.
No acumulado do ano, o desempenho segue praticamente estável, com aumento de 0,04%, com 119.657 veículos comerciais pesados, contra 119.610 de janeiro a outubro de 2021, sendo 102.593 veículos de transporte de cargas e 17.064 unidades para o transporte de passageiros. O presidente da Fenabrave, Andreta Júnior, considerou positivo o resultado, sobretudo o volume total de ônibus vendidos no ano, com 17.054 veículos, 14,98% acima das 14.841 unidades vendidas em igual período de 2021.
Em caminhões, o mercado brasileiro manteve a equilibrada disputa entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz pela liderança do mercado de caminhões. Em outubro, a Mercedes-Benz liderou as vendas registradas no mês com o volume de 2.910 veículos e a participação de 27,50%, enquanto a Volkswagen faturou 2.857 unidades, com 26,72% de participação. Mas em vendas acumuladas no ano, a VWCO segue líder, com 29.231 caminhões e a participação de 28,40% do mercado, enquanto a Mercedes-Benz registrou 27.940 veículos e 27,23%. A Volvo ficou em terceiro, com a venda de 19.725 unidades e participação de 19,23% do total vendido no País.
Em ônibus, a Mercedes-Benz atingiu participação de 51,70%, com 8.822 chassis vendidos, seguida pela Volkswagen, com 3.671 unidades e 21,71% de market-share. A Marcopolo é a terceira, com 2.779 unidades e 16,29% de participação.
Na classificação dos veículos mais vendidos, a Volvo manteve a liderança de seu modelo pesado FH 540 com 6.829 unidades, seguido pelo DAF XF com 5.071 veículos e, na terceira posição pelo médio Volkswagen 11.180, com 4.684 unidades.
Os caminhões mais vendidos no mercado brasileiro foram os seguintes:
1 – Volvo FH 540, pesado, 6.829 unidades; 540, com 6.829
2 – DAF XF, pesado, 5.071;
3 – Volkswagen 11.180, médio, 4.648;
4 – Volvo FH 460, pesado, 4.293;
5 – Scania R450, pesado, 3.834;
6 – Volvo FM 270, semipesado, 3.825;
7 – Mercedes-Benz Accelo 1016, leve, 2.854;
8 – Mercedes-Benz Actros 2651, leve, 2.829;
9 – Volkswagen 9.170, leve, 2.778;
10 – Volkswagen 24.280, semipesado, com 2.550 unidades.
(Truck & Bus Builder América do Sul)