Frota & Cia
A Fenatran 2022 – a maior feira de transportes da América Latina – abre suas portas hoje (7) para o público, a partir das 17hs até a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, das 12 às 21 horas, com a expectativa de atrair milhares de visitantes do Brasil e do exterior e apresentar incontáveis novidades Em sua 23ª edição, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas acontece no pavilhão São Paulo Expo, na capital paulista, sob o comando da RX (Reed Exbitions), em parceria com a Anfavea, Anfir e NTC&Logística.
Segundo os organizadores, a Fenatran 2022 e sua congênere a Movimat, que acontece nas mesmas datas e local, já tem assegurada a presença de mais de 500 marcas participantes, incluindo todas as montadoras de veículos. Além de fabricante de implementos rodoviários e inúmeros outros setores que integram o ecossistema da indústria do transporte em nosso país, como os fornecedores de autopeças e equipamentos de movimentação interna de materiais.
“A Fenatran é o principal evento que reflete a força e o otimismo do mercado de transporte rodoviário de cargas e logística”, explica Ana Paula Pinto, gerente da RX e responsável pela feira. Luiz Bellini (foto), diretor de portfólio da RX faz coro sua colega de empresa, ao afirmar que o setor é altamente relevante na capacidade de movimentar a economia brasileira e conectar pessoas. “Por isso, esperamos gerar mais de R$ 9 bilhões em oportunidades para os expositores e visitantes na Fenatran”, projeta o executivo.
Mais que promover negócios, a Salão espera realizar mais de 2.500 teste-drives através do Fenatran Experience. E ainda apresentar mais de 40 horas de conteúdo durante os cinco dias da feira, na forma de palestras e debates que irão ocorrer no auditório montado na rua principal do pavilhão. Todo esse vasto material estará disponível na internet, através da Rota Digital Fenatran, uma plataforma que promove o relacionamento entre os diversos públicos na área de transporte e logística.
Proconve P-8
Entre as muitas novidades da feira, destaque será a nova geração de veículos comerciais que será oferecida a partir do início do ano que vem, em obediência aos novos limites de emissões da fase 8 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), equivalente à norma europeia Euro 6. A exigência legal obrigou a todas as montadoras de caminhões a desenvolver motores menos poluentes e mais econômicos, que colaboram para a melhoria do meio ambiente. Tal novidade, o visitante poderá conferir nos estandes das fábricas de veículos, ao lado de outras soluções ambientalmente amigáveis com os caminhões elétricos ou movidos a gás.
Não sem motivo, os fabricantes de veículos não escondem a ansiedade pelo início da feira e as boas perspectivas que o evento promete. Como explica Sergio Pugliese, diretor de Vendas Caminhões, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Nossa expectativa em relação à Fenatran é a melhor possível. Por isso, em atenção aos nossos clientes, vamos apresentar muitas inovações tecnológicas incorporadas aos nossos produtos”.
Da mesma forma, o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini (foto), acredita no sucesso do Salão. “A Fenatran é um evento nacional, mas também de projeção internacional. É a maior feira da América Latina, sendo, portanto, muito aguardada por todos os players do segmento e clientes também, de modo geral. A expectativa é grande para que o evento gere impacto no setor com muitas novidades, oportunidades e, logicamente, para que fomente muitos bons negócios”.
Na visão do executivo, todos apostam em um grande evento, especialmente o deste ano que é o primeiro pós-pandemia e com o mercado aquecido (ver quadro). Além disso, as muitas novidades do setor devem colaborar para a criação de um ambiente positivo. “O público está ávido pela Fenatran e contribuiremos ao máximo para ser um grande evento”, garante Leoncini, que espera surpreender e encantar novamente os clientes, fãs e admiradores da marca e ainda os não-clientes também.
Melhor da história
Mesmo opinião tem seu colega da indústria, o diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, ao admitir que está bastante otimista com o Salão. “Viemos preparados para fazer a melhor Fenatran da nossa história aos diversos perfis de clientes. Nesta edição, vamos comprovar como a Scania vai aumentar o apoio ao cliente na sua jornada de rentabilidade na operação do transporte por meio de soluções baseadas em eficiência energética e que vão aumentar ainda mais a disponibilidade das frotas, rodando o maior tempo possível”
Para tanto, ele ressalta que os lançamentos de produtos, a ampliação do portfólio do semipesado ao pesado fora de estrada, as novas tecnologias e o amplo portfólio de serviços estão todos conectados para garantir a máxima disponibilidade em níveis nunca antes pensados.” Trabalhamos intensamente neste ano para chegar na Fenatran e fazer os olhos dos nossos clientes brilharem com nossas novidades. Portanto, em 2023, estaremos muito fortes para recuperar nossa participação de mercado no pós-pandemia”, promete o diretor-geral da Scania.
Apesar do otimismo, ninguém acredita em uma grande corrida antecipada às compras (pre buy) de modelos Euro 5, para evitar os aumentos de preços dos novos veículos P-8 prometidos para o ano que vem. “A chegada do Euro 6, de fato, está estimulando pré-vendas de modelos Euro 5. Mas não em volumes tão altos quanto na transição do Euro 3 para o Euro 5 no passado”, comenta Roberto Leoncini. A explicação para isso, segundo ele, é que o impacto na operação do cliente com a legislação Euro 6 é menor que na transição de Euro 3 para Euro 5. “Um exemplo disso é a existência atualmente de infraestrutura de distribuição de Arla 32, que foi um dos grandes desafios na época da introdução do Euro 5”.
A afirmação tem o endosso de Silvio Munhoz, que igualmente não aposta em uma nova corrida às compras, mas por outros motivos. “Com toda a instabilidade da crise de componentes em 2022, o mercado todo não terá muita disponibilidade de produtos Euro 5, o que também acabou impactando neste cenário. Ainda temos poucos caminhões Euro 5 disponíveis para negócio em algumas concessionárias. Por isso, os caminhões Euro 6 serão a principal ferramenta de renovação das frotas na Fenatran”.
Sergio Pugliese, da VWCO, também confia nas revendas da marca para atender aos pedidos de pré-compra.” Esta oportunidade vem sendo trabalhada pela nossa rede de concessionários, que tem estoques de veículos com motorização Euro V disponíveis”, garante o diretor. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)