AutoIndústria
A rede de estações de recarga para veículos elétricos, pode-se dizer, ainda é quase inexistente. Mesmo em centros urbanos mais desenvolvidos e em estradas de grande circulação, encontrar um carregador é missão que demanda alguma paciência e, até apreensão.
Porém, não fosse por iniciativa de uma ou outra marca, “abastecer” um carro elétrico seria ainda mais desafiador. A Audi é uma das que tem se esforçado para prover seus clientes de pontos desde 2020.
Esta semana, novamente, a marca alemã anuncia a ampliação da sua rede de concessionários homologados a comercializar veículos eletrificados assim como da estrutura de carregadores ultrarrápidos.
Os novos equipamentos de 150 kW foram instalados em oito revendas localizadas em Curitiba e Maringá, PR, Balneário Camboriú, Blumenau e Florianópolis, SC, Uberlândia, MG, Teresina, PI, e São José do Rio Preto, SP. O primeiro do gênero entrou em operação na concessionária Audi Center Alto da XV, em Curitiba, PR, uma das líderes em vendas de veículos elétricos Audi no mercado interno.
De janeiro a outubro de 2022, a marca vendeu 429 veículos elétricos no Brasil, 87% a mais do que no ano passado – 26 deles pelo representante da capital paranaense, o Audi Center Alto da XX, primeiro a dispor do novo equipamento de 150 kW.
Em 2020, a Audi do Brasil anunciou investimento de R$ 10 milhões na ampliação da rede de recarga elétrica brasileira. Desde então, instalou cerca de uma centena de pontos de recarga AC e, na sequência, passou a focar nos carregadores mais rápidos DC.
Já no fim do ano passado, anunciou o investimento de R$ 20 milhões na eletrificação integral de sua rede de mais de 40 concessionários. Recentemente, a montadora instalou o seu primeiro carregador público de 350kW, na Riviera de São Lourenço, situada no litoral Norte de São Paulo.
A expectativa é que até o início de 2023, o novo carregador de 150 kW esteja disponível na rede de mais de cerca de 40 revendas Audi espalhadas pelo País. Segundo a empresa, será a maior infraestrutura de carregamento ultrarrápido da América Latina.
“Até o fim do ano, iremos quase quadruplicar esse número, o que reforça o nosso compromisso em desenvolver, de forma consistente e contínua, a infraestrutura da eletromobilidade no País”, enfatiza Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Os carregadores DC de até 150kW podem carregar dois veículos simultaneamente e pertencem à Enel X Way, que gerencia cerca de 350 mil pontos de carregamento em todo o mundo. (AutoIndústria)