Jornal do Carro
Aos poucos, a Volvo está revelando detalhes do seu novo SUV. Trata-se do EX90, modelo topo de linha da marca sueca que vai substituir o XC90 nos próximos anos. Desta vez, a montadora mostrou algumas imagens do interior do utilitário de luxo. Mais especificamente do painel. Os spoilers exibem a grande tela central em formato de “tablet” e o painel de instrumentos com um visual mais simples e objetivo. Vale dizer que o lançamento do SUV 100% elétrico será revelado no dia 9 de novembro. Mas as vendas vão começar só em 2023.
De acordo com a montadora, o novo design pretende oferecer maior segurança ao condutor. Dessa forma, a disposição das informações evita distrações, sendo mais intuitiva. “Queremos que esses recursos tornem sua vida mais fácil e segura, em vez de criar mais distrações ou confusão. É por isso que é essencial que o carro forneça informações claras e contextuais”, diz o comunicado da Volvo.
Como funciona?
Para isso, o novo Volvo EX90 conta com uma grande tela central que terá acesso rápido à navegação, mídia e telefone, além de outras funções do carro. Portanto, o sistema vai analisar automaticamente se você está dirigindo ou estacionado e, a depender da situação, vai disponibilizar as ações que mais fazem sentido. Inclusive, quase não se vê botões no painel, sendo a maioria dos comandos sensíveis ao toque.
Com esse recurso, a fabricante afirma que a troca de modos de condução por exemplo, será feita de maneira mais fácil. Seja em modo manual, assistido ou 100% autônomo – este último previsto para o futuro. Por outro lado, as informações sobre a condução será concentradas no painel de instrumentos logo atrás do volante. Assim, vai mostrar a velocidade, dados de autonomia e informações de direção.
“É tudo sobre fornecer-lhe as informações certas na hora certa. Queremos que sua experiência de condução tenha foco e seja simples e segura. Como o carro também entende seu entorno e você melhor do que nunca, podemos criar uma situação ainda mais segura e reduzir, assim, a confusão do modo, a distração e a sobrecarga de informações”, pontua Thomas Stovicek, chefe de UX da Volvo Cars.
Recursos de ponta
Além de contar com uma estrutura eletrônica mais robusta, o novo EX90 trará novos recursos avançados de segurança, bem como vai avançar na condução semiautônoma. Para isso, o Volvo X90 terá uma séria de recursos avançados. Esse é o caso, por exemplo, do conjunto exclusivo de oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR de última geração. Dessa forma, o novo software vai oferecer uma visão em tempo real de 360°. Além disso, haverá um novo sistema de compreensão do motorista, que vai detectar tudo o que acontece no interior do veículo.
De acordo com a Volvo, o LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance) foi desenvolvido a partir de um software próprio. A tecnologia trabalha em conjunto com os outros recursos e poderá reduzir acidentes graves em até 20%. Com isso, a previsão é de ocorra uma prevenção em até 9% nas colisões. Para isso, o novo recurso – instalado na linha do teto do EX90 – consegue detectar pedestres a distâncias de até 250 metros.
Outro ponto alto no novo sistema de segurança é a detecção em tempo real do interior. Na prática, o sistema funciona como uma leitura do motorista. Segundo a Volvo, o EX90 vai utilizar duas câmeras para captar sinais que indicam a condição do condutor. A tecnologia mede o padrão de olhares para a estrada. Dessa forma, se o recurso identificar um estado não ideal para dirigir, ele é programado para tomar medidas de ajuda. Como, por exemplo, emitir um sinal de alerta ou, até mesmo, parar o veículo com segurança na beira da estrada. (Jornal do Carro/Jady Peroni)