Blog do Caminhoneiro
Agora parece que vai! O Tesla Semi recebeu recentemente a homologação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), e com esse certificado de conformidade, o caminhão poderá ser vendido normalmente no país.
Elon Musk, o CEO da Tesla, havia anunciado recentemente que as entregas começariam ainda neste ano, e as primeiras unidades seriam vendidas para a PepsiCo. A expectativa da Tesla é produzir até 50 mil unidades do caminhão por ano até 2024, com números superiores nos anos seguintes.
O Tesla Semi foi anunciado em 2017, e teria sua produção iniciada em 2019. Porém, problemas na cadeia de fornecedores, especialmente de baterias, atrasaram o início da produção em massa do pesado.
Além de um design revolucionário para o setor de transportes nos Estados Unidos, o caminhão traz o posto de trabalho do caminhoneiro em posição central dentro da cabine, e muita tecnologia. Além disso, conta com quatro motores elétricos, um em cada roda traseira, garantindo que o caminhão tenha capacidade de continuar rodando mesmo que um dos motores tenha problemas.
A autonomia esperada é de 480 ou 800 quilômetros, dependendo da versão, e o preço deve ficar entre US$ 220 mil e US$ 250 mil, bastante próximo de modelos similares a diesel.
O Certificado de Conformidade fornecido pela EPA vale até 31 de dezembro de 2023, e precisa ser renovado anualmente. Esse certificado é dado após o veículo passar por uma série de testes e avaliações, e cumprir todos os requisitos exigidos pela agência.
Todo trimestre, a EPA anuncia a lista atualizada de modelos aprovados, e o Tesla Semi nunca havia aparecido nela.
Por isso, a entrada do pesado na lista de aprovados comprova que a produção e vendas dos caminhões Tesla vão mesmo começar em breve. (Blog do Caminhoneiro)