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Mercedes-Benz é a marca de caminhão mais lembrada por brasileiros e brasileiras de todo o Brasil. Conforme resultado anunciado no último dia 28 de outubro, a Empresa venceu essa categoria pela 13ª vez no Folha Top of Mind, o maior estudo de lembrança de marca da América Latina. Esse tradicional levantamento feito pelo Datafolha chega a 31 edições.
A categoria caminhão foi inserida na pesquisa há 13 anos e, desde então, a Mercedes-Benz segue invicta. Ela foi vencedora este ano com 22% das menções espontâneas dos entrevistados, 12 pontos percentuais à frente da segunda colocada neste ano.
“Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?” – essa pergunta voltou a ser feita presencialmente pelo Datafolha entre os dias 2 e 14 de agosto. A pesquisa avaliou, em 2021, cerca de 80 categorias de produtos e serviços, Foram ouvidas 7.758 pessoas de cerca de 200 cidades de vários portes e de todas as regiões do Brasil, com universo diversificado de público por idade, sexo, escolaridade e classe econômica.
“A nova conquista do Top of Mind da Folha em caminhões, que nos mantém invicto há 13 anos, é motivo de muita satisfação, orgulho e alegria para a nossa Empresa, colaboradores, concessionários, fornecedores e parceiros”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse reconhecimento dos brasileiros e brasileiras é reflexo do compromisso ‘As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz’. Estamos sempre atentos aos que nos pedem e sugerem, tanto as empresas de transporte, quanto os transportadores autônomos e os motoristas. Isso nos ajuda a aprimorar o maior portfólio de caminhões do País, atendendo todas as demandas do mercado”.
De acordo com Roberto Leoncini, a vitória no Folha Top of Mind tem ainda mais valor porque é resultado das menções espontâneas dos entrevistados. “Isso nos motiva a seguir trabalhando diariamente com muita dedicação e paixão, a fim de entregar não só caminhões, como soluções completas para os clientes”, ressalta Roberto Leoncini.
Mercedes-Benz ouve todas as vozes
A Mercedes-Benz também ouve as mulheres, por meio do Movimento “A Voz Delas”. O objetivo desse movimento é mobilizar o maior número de pessoas, empresas e entidades para que as ideias das motoristas e das esposas sejam colocadas em prática, visando melhorar a qualidade de vida de quem vive na estrada. A Empresa também realizou, em 2021, o programa “Sua Voz na Diretoria”, com executivos participando de bate-bola virtual para ouvir um caminhoneiro e uma empresa de transporte.
A Mercedes-Benz segue na estrada zelando pela saúde dos caminhoneiros e faz isso por meio de ações próprias ou em parceria que levam atendimento de saúde aos profissionais do volante por várias regiões do País.
Os caminhões da marca vão além e têm levado saúde também para populações vulneráveis. Em parceria com entidades, empresas e outros parceiros, as carretas da saúde do projeto #UnindoForças estão indo a várias regiões do Brasil, especialmente a localidades distantes e carentes, oferecendo consultas e exames, além de colaborar com campanhas de vacinação contra a COVID-19.
“Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e outros recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação”, afirma Roberto Leonini. “Mas, acima de tudo, confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um. Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de habitantes. Por tudo isso, o caminhão Mercedes-Benz está na lembrança dos brasileiros como um produto eficiente, confiável e de alta qualidade, mas também de uma marca que tem o compromisso com a mobilidade e a sustentabilidade, dentro de um ecossistema do Transporte Responsável”.
65 anos de inovação no Brasil
A Mercedes-Benz é uma marca inovadora em todo o mundo. No Brasil, não é diferente. Desde que a empresa chegou ao País, os caminhões Mercedes-Benz se tornaram protagonistas na história do transporte de cargas brasileiro. “Somos referência há 65 anos. Em toda essa trajetória, nossos veículos consolidaram uma imagem de qualidade, força e robustez em todas as situações, seja nas rodovias, nas cidades ou nas severas operações fora de estrada. E seguem evoluindo em tecnologia, conectividade, desempenho, eficiência, consumo e segurança, como o Novo Actros, nosso top de linha. Ou seja, os transportadores e os motoristas sempre puderam e podem contar com os nossos caminhões ao seu lado para trabalhar e buscar rentabilidade em seus negócios. E esse compromisso é sempre lembrado”.
Juntamente com sua Rede de Concessionários, com mais de 300 pontos de atendimento pelo Brasil, a Mercedes-Benz é uma Empresa atuante na mídia tradicional e nas redes sociais. Ao longo do ano, promove diversos eventos e ações de demonstração de caminhões junto a empresas de transporte, autônomos e motoristas. Durante a pandemia, vem realizando ações virtuais e presenciais, com protocolos de proteção, em rotas e locais estratégicos de paradas de caminhoneiros e transportadores. “Ou seja, estamos sempre ao lado de quem transporta, o que, naturalmente, nos coloca na memória dos brasileiros”, afirma Roberto Leoncini.
A Mercedes-Benz se comunica 24 horas com seus clientes e outros públicos. Esse contato ocorre por meio da Central de Relacionamento, a mais premiada do setor, e pelas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e blogs, além do Mercedes Club, o primeiro programa de fidelidade e recompensas do segmento de caminhões. (Portal ABC do ABC)