Frota & Cia
Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações de Construção na “Bauma”, a principal feira do setor em Munique. O protótipo conceito eActros LongHaul, que recentemente ganhou o Prêmio “2023 Truck Innovation Award” pode ser visto na bauma 2022 com uma tomada de força elétrica da MEILLER. Isso permite que o veículo seja utilizado com semirreboque basculante hidráulico ou reboque de piso deslizante, entre outras aplicações.
Além dele, a Mercedes também apresentou o protótipo do Arocs elétrico a bateria cm betoneira elétrica da LIEBHERR-Mischtechnik. Além do eActros 300, com sistema de guidate eletrificado da Meiller.
Cerca de um quinto dos caminhões Mercedes-Benz vendidos na Europa destina-se ao segmento de canteiros de obras, que é o segundo segmento de mercado mais importante para a Fabricante, vindo logo após o de transporte de longa distância. Portanto, ele desempenha um papel especial na eletrificação dos caminhões de transporte. Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da EU-30.
Segundo Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, as parcerias entre as encarroçadoras e fabricantes são pontos focais importantíssimos: “Estamos trabalhando em um portfólio totalmente neutro em CO2 – incluindo o exigente segmento de construção. Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e encarroçadoras são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas”. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)