Fábricas da Volkswagen na Rússia buscam por novo dono; entenda

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Além de ser uma das causas do aumento no preço da gasolina, a Guerra da Ucrânia e as sanções internacionais contra a Rússia possuem outros reflexos para o setor automobilístico. Muitas montadoras deixaram o país de Vladmir Putin. Agora é a vez das fábricas da Volkswagen se ver sem saída e seguir as outras fabricantes que já saíram do território russo.

 

De acordo com o tabloide alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, a VW está à procura de um comprador que possa adquirir suas duas fábricas instaladas no país, localizadas em Kaluga e Nizhny Novgorod.

 

A decisão não é sobre prejuízo, já que a venda dos ativos da montadora nos domínios da Rússia teriam cifras simbólicas, longe do valor de mercado real das fábricas.

 

Após os primeiros movimentos da Guerra, a Volkswagen já havia limitado seus serviços ao encerrar as parcerias da fábrica de Nizhny Novgorod. A sede de Kaluga estava sendo mantida, mas a produção havia parado por conta de as peças estarem com estoque esgotado.

 

Vale lembrar que a Rússia se encontra sob embargo, o que impossibilita a compra de peças no exterior, inviabilizando os serviços de montadoras estrangeiras como a Volkswagen no país.

 

O jornal alemão trouxe uma fonte anônima que afirmou: “a cada estágio de escalada, a probabilidade de podermos produzir novamente no futuro próximo diminui (..) “Há uma vontade clara de nos retirarmos completamente do país”.

 

Com os ataques à Ucrânia voltando a proporções de alto nível por parte do exército russo, a situação do setor automotivo na Rússia encara problemáticas catastróficas. Mais de 15 montadoras estrangeiras transferiram seus bens no país para o governo russo ou para empresas locais.

 

A Volkswagen chegou na Rússia em 2009, tendo sua operação com status elevado de “produção patriótica”, dado pelo próprio Vladmir Putin. No total, a VW investiu 1 bilhão de euros em sua estadia na Rússia. A empresa emprega 4.200 pessoas em suas duas fábricas.

 

A saída das grandes fabricantes de automóveis do território russo, fez com que a Rússia retomasse a fabricação da montadora que produzia veículos na época da União Soviética: a Moskvich, que foi fundada em 1930 e descontinuada em 1991, com a dissolução da URSS. (Portal Garagem 360/Arthur Quaresma)