Coisas de Agora
A descarbonização do transporte nacional ganha cada vez mais força no segmento. Na última terça (18), a IVECO entregou as primeiras 17 unidades, de um total de 20, do Hi-Way NG 6X2 600S46T para a Unidas, uma das maiores empresas de locação de frotas do país. Recentemente, a Unidas unificou suas operações com a Ouro Verde, que levou para a marca todo o seu time e expertise em locação e terceirização de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. A empresa será a primeira do país a ter na frota os caminhões IVECO movidos a gás, natural ou biometano, impulsionados pelo motor Cursor 13, de 460 cv de potência, da FPT Industrial. A cerimônia de entrega dos veículos aconteceu na planta da montadora, em Sete Lagoas (MG), e contou com a participação de executivos das duas marcas.
Até chegar ao modelo para comercialização, o Hi-Way, que faz parte do recém-lançado programa Brasil Natural Power, demandou 70 mil horas de desenvolvimento. O resultado final foi um produto com a melhor relação potência/consumo do segmento com autonomia de até 500 quilômetros.
“É muito satisfatório ver na prática o resultado de um produto que foi desenvolvido com foco nas peculiaridades do transporte no Brasil. O Hi-Way NG é um marco para IVECO no segmento dos veículos movidos a combustíveis alternativos no país”, declara Marcio Querichelli, presidente da IVECO na América Latina.
Durante o período de testes em grandes transportadores parceiros da Unidas, os caminhões serão monitorados pela IVECO para garantir a satisfação total dos clientes com a performance dos veículos em diferentes operações do transporte de cargas.
“Para nós, a jornada ESG não é apenas uma meta, mas um compromisso que assumimos com toda a sociedade. Por meio de iniciativas como essa parceria com a Iveco, nosso grande objetivo é gerar valor para toda cadeia e transformar o segmento da mobilidade. Acreditamos que, atuando juntos para avançarmos na evolução e modernização das frotas, estamos trabalhando como protagonistas em um modelo sustentável de longo prazo”, afirma Cláudio Zattar, CEO da Unidas.
O Hi-Way NG 6X2 600S46T é o primeiro veículo do programa Brasil Natural Power e abre o caminho para a expansão na gama de produtos da IVECO, movidos com combustíveis alternativos, no país. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa recebeu um aporte de R$60 milhões.
“Apostamos no gás, natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário. O gás é uma base importante e já consolidada, mas, em um futuro próximo, a diversificação de propulsões alternativas será muito explorada também pelo Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos”, diz Ricardo Barion, diretor comercial da IVECO.
IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2
Destaques do caminhão
– Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível
– Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil
– Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora)
– Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia
– Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.
Dados técnicos
Motor FPT Industrial Cursor 13
Potência: 460 hp @ 1900 rpm
Torque: 2000 Nm
Torque constante: 1100 a 1600 rpm
Cilindrada: 12900 cc
Configuração: 6 Cilindros em linea
Combustível: Gás Natural/Biometano
Taxa de Compressão: 12:1
Normativa emissões: Euro VI
Entre Eixo: 3200/3500 mm
PBTC: 53000 kg
CMT: 60000 kg
Tara (GNC): 9450/9500 kg
Capacidade: 960 L (EE3500)/800L(EE3200)
Configuração Sistema (CNG): (4 x 120L + 4 x 120L)
800L
(4 x 100L + 4 x 100L)
Autonomia*: Até 550km/400km
Configuração de eixos: 6×2
Eixo traseiro: MS 18X Meritor
CMT Legal: 53.000 kg
Relação diferencial: 3.08
Pneumático: 295/80R22.5
Rodas: Alumínio
Suspensão Dianteira: 8000/6000 kg
Suspensão Traseira: Metálica 22.000 kg
Caixa de câmbio: ZF Traxon 12 TX 2621TD
Marchas: 12 +2r
1era 16.6
12 1
1c –
Tipo Direct Drive
Controle Automatizado
Eco Roll SI
(Coisas de Agora)