Rodoviário de passageiros tem espaço para crescimento de programas de fidelidade

Frota & Cia

 

Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) aponta espaço para crescimento de programas de fidelidade no transporte rodoviário de passageiros. Hoje, 88% dos passageiros não estão registrados em nenhum programa de vantagens e 59% não possuem instalado no celular qualquer aplicativo das empresas de ônibus.

 

O estudo também revela que as viagens de ônibus ganharam bastante a preferência dos viajantes. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 80% responderam que, entre setembro de 2021 e 2022, trocaram pelo menos uma viagem de avião ou carro pelo ônibus e 42% afirmaram que o preço foi o principal motivo para essa mudança.

 

Outro resultado que chama a atenção, segundo a Abrati, é que apesar de extremamente bem avaliado por quem utiliza o serviço, hoje, 46% não encontram com facilidade informações sobre as empresas, rotas, horários e preços das passagens. “Isso demonstra a oportunidade que temos para aumentarmos a conexão com o consumidor por meio de ferramentas que facilitem a sua compreensão e possibilitem mais satisfação na hora da sua compra”, pontua Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.

 

A pesquisa ainda se aprofundou um pouco mais nesse tema e quis saber qual serviço seria determinante para influenciar a escolha para essa troca. Para 59% das pessoas, a possibilidade de viagens expressas e maior facilidade na compra das passagens, o que envolve os meios de realizar a compra ou parcelamento, são significativos. E apesar de o custo ser importante fator de escolha do passageiro, 73% deles pagariam um pouco mais por itens de bordo como lanche e kit viagem.

 

A pesquisa é a segunda edição realizada por meio das redes sociais do “Juntos a Bordo” e que contou com a resposta de 320 pessoas. O objetivo foi entender a expectativa dos viajantes e quais os rumos o setor rodoviário deve tomar. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)