Novo BMW M2 tem 460 cv e câmbio manual opcional; estreia no Brasil está confirmada

Auto Esporte

 

Mesmo que a divisão esportiva M da BMW já tenha começado a desenvolver modelos híbridos, como o SUV XM, parece que ainda há esperança para os carros totalmente a combustão. Ainda. A marca acaba de revelar ao mundo o novo M2 Coupé, seu compacto com alma de superesportivo.

 

Ao contrário de outros modelos como o Série 1, que passaram a usar tração dianteira, a linha do Série 2 foi mantida na plataforma Clar justamente para que a tração fosse traseira em sua versão mais rápida. Mesmo assim, o atual M2 cresceu em relação ao antecessor: são 4,57 m de comprimento, ou 11 cm a mais que o anterior, além de 1,6 cm mais largo e 1,1 cm mais baixo.

 

No visual, a dianteira traz a grade de duplo rim esticada, além de enormes entradas de ar na parte de baixo do para-choque. A parte central do divisor tem acabamento na cor preta, passando impressão de uma peça mais larga.

 

Atrás há saída quádrupla de escapamento, um pequeno spoiler integrado à tampa do porta-malas e um difusor traseiro. Por fim, há teto de fibra de carbono, as rodas têm 19 polegadas na dianteira e 20” na traseira e os faróis são de LED adaptativos.

 

Já a cabine traz bancos dianteiros esportivos M com ajustes elétricos e aquecimento, uma tela curvada que une painel de instrumentos de 12,9” e central multimídia sensível ao toque de 14,9” e sistema de som premium da Harman Kardon.

 

O motor é o mesmo usado no atual M3: 3.0 turbo de seis cilindros, mas que nesse caso entrega 460 cv de potência, ou 20 cv a menos que no irmão maior (não confundir com a versão preparada Competition vendida no Brasil, que tem 510 cv). O torque foi mantido em 56,1 kgfm (são 66,3 kgfm na Competition).

 

Segundo a BMW, esses números são suficientes para chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Isso na configuração equipada com câmbio automático de oito marchas, mas os puristas de verdade podem escolher o câmbio manual de seis marchas como opcional, sacrificando alguns milésimos de segundo na aceleração final…

 

Há ainda outro pacote chamado M Driver que aumenta a máxima para 285 km/h. Mas para aqueles que não estão com pressa de levar o M2 para a garagem, versões mais potentes devem chegar após o lançamento oficial do modelo, programado para estrear nas lojas europeias em abril do ano que vem. Manter o M2 Competition atualmente em linha, por que não?

 

Outros destaques do esportivo são o diferencial ativo M, suspensão adaptativa e dez níveis de ajuste de controle de tração. Entre os diversos modos de direção, há um específico para pista que permite que todos os sistemas de assistência ao condutor sejam desligados para uma experiência ainda mais brutal.

 

Entre os opcionais estão pneus para pistas, assentos de fibra de carbono que deixam o carro 10 kg mais leve e diferentes acabamentos internos que incluem alumínio e fibra de carbono.

 

Segundo o configurador alemão, o M2 2023 custará a partir de 72.800 euros, ou pouco mais de R$ 375 mil na conversão direta. A opção manual acrescenta 500 euros ao valor final (73.300 euros, ou R$ 378 mil). Apesar de a BMW não confirmar oficialmente ou falar sobre datas, uma fonte afirma que o carro será vendido no Brasil no ano que vem e deve chegar no final do primeiro semestre de 2023. (Auto Esporte/Thais Villaça)