Toyota abre sua fábrica em Sorocaba para visitação pública

Portal Terra

 

Fãs de automóveis e curiosos em geral já podem se inscrever para o programa de visitas à fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Trata-se do Toyota Tour, no qual os participantes vão poder conhecer as operações e processos de produção da unidade, além de um passeio pelo novo centro de visitas, construído no local.

 

Com duração de até 2h30, as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde; a idade mínima permitida é de 6 anos. A disponibilidade de agendamento pode ser consultada pelo site do programa.

 

A fábrica da Toyota em Sorocaba foi inaugurada em 2012 e recentemente celebrou a importante marca de 1 milhão de veículos produzidos. Esta é a primeira fábrica da empresa na América Latina criada a partir do conceito EcoFactory, que estabelece critérios de eficiência ambiental.

 

Atualmente, a unidade produz os modelos Etios (somente exportação), Yaris (nas carrocerias hatchback e sedã) e o Corolla Cross, incluindo a versão híbrida flex, que contribui com a diminuição da emissão de CO2 em até 70% se comparado com carros movidos a gasolina. O programa de visitação permite aos visitantes conhecerem processos como prensagem, funilaria, pintura e montagem.

 

O passeio também inclui o novo centro de visitas da Toyota, um espaço de 400 m² que conduz os visitantes a uma viagem pela história da empresa, destacando as atividades mais importantes.

 

Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco da história da Toyota desde o seu surgimento no Japão, como uma empresa de teares, sua chegada ao Brasil e os grandes marcos da empresa nesses 64 anos no País.

 

Há ainda uma apresentação do conhecido Sistema Toyota de Produção (TPS – Toyota Production System) em que os visitantes poderão ver de perto a aplicação da filosofia Just-in-time e como a marca faz para fornecer a melhor qualidade, por meio da eliminação do desperdício em seus processos.

 

A exposição também conta com unidades comemorativas dos veículos produzidos pela montadora; dentre eles a primeira geração do Toyota Corolla, produzida de 1966 a 1970. Modelos como o Corolla Cross híbrido flex, produzido na unidade, o último utilitário Bandeirante, produzido em 2001, e a Lexus, marca de luxo da montadora, também estão representados no centro de visitas.

 

No local, os visitantes também poderão conhecer um pouco sobre a história da Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota e sua presença na Stock Car, a maior competição automobilística nacional.

 

As ações de sustentabilidade são outro destaque, uma vez que a Toyota é reconhecida pela eficiência e qualidade na produção e preocupação com o meio ambiente. O centro de visitas apresenta as iniciativas para redução das emissões de carbono em todos os processos do ciclo de vida do produto (Global Environment Challenge 2050) e as iniciativas da Fundação Toyota do Brasil, com o destaque para o Programa ReTornar, que destina de forma inteligente os resíduos de produção para reuso.

 

“Com o programa de visitas na unidade de Sorocaba, os participantes poderão mergulhar em nossa história, cultura e valores. Eles ainda conhecerão um pouco mais sobre os processos que garantem que nossos produtos tenham qualidade e confiabilidade”, declarou Viviane Mansi, diretora regional de comunicação e sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.

 

As inscrições para o Toyota Tour são gratuitas e podem ser feitas pelo site da montadora: www.toyota.com.br/programa-de-visitas/ (Portal Terra/Wilson Toume)