GM anuncia divisão focada em armazenamento e gerenciamento de energia

Portal Terra/Canaltech

 

A General Motors avisou que mergulharia de cabeça no mundo dos carros elétricos e, pelo jeito, não quer parar por aí. A montadora estadunidense anunciou a criação da GM Energy, unidade de negócios que reunirá, em um único ecossistema, três braços voltados para o gerenciamento de energia.

 

O comunicado oficial da empresa explicou que a GM Energy será dividida em três setores e abrangerá residencial, comercial e carregamento por meio das chamadas Ultium Home, Ultium Commercial e Ultium Charge 360.

 

A marca explicou que a oferta de produtos será bastante ampla e apresentará soluções que variam desde carregamento bidirecional, aplicações de veículo para casa e veículo para rede. Também farão parte do negócio armazenamento estacionário, produtos solares, aplicativos de software, ferramentas de gerenciamento de nuvem, soluções de microrrede, células de combustível de hidrogênio e mais.

 

Travis Hester, vice-presidente de operações de crescimento de veículos elétricos da GM, não escondeu seu entusiasmo com o projeto e avaliou que a confiança na rede de energia elétrica dos Estados Unidos “nunca foi tão importante”:

 

“A missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções além do veículo, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico. A GM Energy tem a oportunidade de ajudar a fornecer produtos e serviços de energia sustentável que podem mitigar o efeito das quedas de energia e fornecer aos clientes um gerenciamento de energia resiliente e econômico”.

 

GM diz estar “criando um futuro elétrico”

 

A General Motors explicou, em números, a importância de uma convergência cada vez maior para o que ela rotulou de “futuro elétrico”.

 

De acordo com a companhia, 70% da rede elétrica atual dos Estados Unidos têm mais de 25 anos, o que colabora para um gasto anual de mais de US$ 150 bilhões às empresas por conta de apagões. Somando-se a isso o fato de 77% da população local dizer aprovar energias mais limpas, a marca diz não estar sendo difícil optar por qual caminho seguir.

 

A General Motors revelou ter acordos com várias empresas no país para “ajudar a transformar a ambição em realidade” e estabeleceu um orçamento de US$ 750 milhões apenas em infraestrutura de carregamento. A intenção é dar aos clientes a melhor experiência de carregamento em casa e no trabalho.

 

Mark Bole, vice-presidente e chefe de soluções de bateria V2X da GM, apostou que a GM Energy dará à empresa a possibilidade de enfrentar melhor os desafios atuais com infraestrutura de rede, armazenamento de energia e gerenciamento de energia.

 

Segundo o executivo, “ao alavancar as plataformas de tecnologia flexíveis da GM e o poder do Ultium, a empresa será capaz de fornecer soluções de energia resilientes e acessíveis para todos os clientes e para a rede, ajudando a avançar ainda mais no futuro totalmente elétrico”. (Portal Terra/Canaltech/Paulo Amaral)