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A Stellantis encerrou mais um mês na liderança dos três maiores e mais importantes mercados da América do Sul, sendo a empresa que mais comercializou veículos na região. A Stellantis comercializou 74.670 veículos no mercado sul-americano no mês, acumulando vendas superiores a 618,5 mil unidades de janeiro a setembro.
Os principais mercados da empresa na região são o Brasil, onde as vendas acumuladas somam 460 mil veículos, seguido pela Argentina com mais de 97,4 mil unidades vendidas e pelo Chile, com 35,7 mil veículos comercializados no ano.
O modelo mais vendido no Brasil continua a ser a Fiat Strada e na Argentina o campeão de vendas é o Fiat Cronos, seguido pelo Peugeot 208.
Setembro foi um mês de sucesso para a Fiat. A marca fechou novamente na liderança, com 21,4% do mercado e 38.924 unidades emplacadas. A Fiat Strada foi o veículo mais vendido no mês com 5,5% de market share e 9.008 unidades. Entre os 10 modelos mais vendidos, estão também o Mobi (7.476 unidades) e o Argo (7.093 unidades). Em setembro, a marca lançou o SUV coupé Fastback, mais de 6 mil unidades já foram vendidas em duas semanas.
No acumulado do ano, a Fiat mantém a liderança com 21,8% do market share e aproximadamente 306 mil unidades emplacadas. A Fiat segue superando em 2022, até o momento, sua melhor performance anual dos últimos dez anos. A Strada é o modelo mais vendido no Brasil entre janeiro e setembro, com 86 mil unidades comercializadas (6,1% de market share).
A Jeep encerrou o mês na liderança dos SUVs, com 10.874 unidades emplacadas, enquanto seu mais novo modelo, o Commander, quebrou mais um recorde e atingiu a sua melhor participação entre os D-SUVs desde que foi lançado, com 2.064 veículos vendidos e 37,3% de market share. No acumulado do ano, a Jeep também é líder entre os SUVs, com 20,1% da fatia do mercado no segmento. No total, são 99.053 veículos emplacados ao longo dos nove primeiros meses do ano, o que garante à Jeep 7,1% de participação no mercado automotivo total em 2022.
O Commander bateu um novo recorde em setembro, dessa vez em participação em seu segmento. O modelo liderou com folga o segmento D-SUV, o que representa a sua maior participação dentro do segmento desde que foi lançado. No acumulado de 2022, o Jeep Compass emplacou 45.766 unidades, o Jeep Renegade somou 37.555 veículos e o Jeep Commander totalizou com 15.544 unidades comercializadas.
A Citroën encerrou o mês de setembro em trajetória ascendente no volume de vendas e na participação de mercado. Em setembro, a marca emplacou 3.953 veículos, um crescimento de 66% com relação ao mês anterior, impulsionado pelas vendas do Novo C3 (1.604 unidades). No acumulado de 2022, a marca registrou um crescimento de 25%, vendendo 19.600 unidades ante 15.600 vendidas em igual período do ano passado.
No segmento de vans, a Citroën Jumpy manteve estabilidade, com 2.300 unidades emplacadas, incluindo a versão elétrica ë-Jumpy.
Faltando ainda três meses para 2022 terminar, a Peugeot já celebra uma importante conquista: em setembro, superou em mais de 10% as vendas totais do ano de 2021. Foram 32.573 unidades emplacadas de janeiro a setembro, com crescimento de 63% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado mantém a Peugeot como a marca que mais cresce na indústria automotiva brasileira.
Com o fechamento de setembro, a Ram acaba de chegar ao terceiro ano consecutivo de venda recorde no país. Desde janeiro, a única marca de picapes premium no Brasil já tem 2.791 unidades emplacadas, ultrapassando as 2.760 de 2021 que, por sua vez, já havia superado o ano de 2020, que, até aquele momento, era o maior da história para a Ram no país. O maior destaque de setembro foi o modelo Ram 3500, com 441 unidades.
A tendência de crescimento da marca se mantém no último trimestre, pois a partir deste mês começam a ser contabilizados os emplacamentos da recém-lançada Ram Classic, o quarto modelo na linha, que se soma às Ram 1500, 2500 e 3500. (Motor Mais)