Frota & Cia
O setor de caminhões mantém patamar similar ao do ano passado no número de produção. A expectativa é que as encomendas durante a FENATRAN deste ano elevem o número de produção. De janeiro a setembro, houve uma redução de 1,4% em 2022 em comparação com 2021. Já no mensal, a redução foi de 13,2% de agosto a setembro.
Já o número de emplacamentos apresentou redução de 2,2% de janeiro a setembro deste ano em comparação com o ano passado. E no quesito mensal a redução foi de 8,0% de agosto a setembro.
No levantamento geral de dos veículos automotores, o fechamento do trimestre representou mais um importante degrau na recuperação do mercado automotivo brasileiro neste ano, após um primeiro trimestre tímido em função da falta de componentes eletrônicos, e de um segundo trimestre de início de melhora.
Na soma dos meses de julho, agosto e setembro, a produção de autoveículos foi de 665 mil unidades, 11,6% a mais que no trimestre anterior. Sob o mesmo ângulo de comparação, as vendas cresceram 14,3% e as exportações recuaram 15,2%.
O levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), registrou em setembro números inferiores aos recordes de agosto, muito em função do mês com dois dias úteis a menos. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)