AutoIndústria
Ao renovar portfólio para atendimento da próxima fase do Pronconve P8, equivalente ao Euro 6, a Scania também agendou estreia no ramo de aluguel de caminhões. A Scania Locação será mais um serviço da fabricante no País a partir da Fenatran 2022, em novembro, quando o negócio entra em operação. As primeiras entregas estão previstas para fevereiro.
A princípio, a oferta contemplará os recém-apresentados caminhões da linha Euro 6, o que inclui os modelos movidos a gás. Os contratos variam de 24 a 60 meses e plano que prevê aluguel de apenas um veículo. O programa ainda dispõe de serviços de gestão dos veículos, como planos de manutenção, recursos baseados na conectividade, assistência técnica 24 horas e seguro.
Para Silvio Munhoz, diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil, a locação é uma alternativa cada mais presente nos planos de negócio do transportador frente a determinados contratos e serviços. “Não chega para substituir as vendas dos novos. Pelo contrário, os clientes que tiverem interesse nessa modalidade vão poder expandir o perfil de operação de transporte.”
Ao perceber a tendência pela locação, a Scania trouxe a experiência da Europa. Naquele mercado, a fabricante atua no negócio há mais de 30 anos e soma mais de 6 mil caminhões locados. “Após projeto de viabilidade, decidimos ser este o momento correto de entrar nesse negócio no Brasil. Um dos diferenciais será que a própria Scania será a responsável pela administração do negócio.”
A Scania foi a terceira grande fabricante a anunciar estreia na área de locação de veículos pesados. O movimento começou em agosto, com a a abertura da VW Truck Rental e, no mês passado, o surgimento da Volvo Locação para aluguel caminhões, ônibus e equipamentos de construção. (AutoIndústria/Décio Costa)