Linha de caminhões Volvo VM Euro 6 traz novo motor mais potente e até 10% mais econômico

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Os novos caminhões Volvo VM Euro 6, disponíveis para o mercado brasileiro a partir de janeiro de 2023, são equipados com um novo motor de 8 litros, de fabricação própria da Volvo, e receberam a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do modelo FH.

 

“São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

 

As novidades começam com o novo Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior. A nova plataforma oferece potências de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. Segundo a Volvo, com o novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação.

 

São muitas as vantagens da nova motorização, a começar pela melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, uma mudança para incentivar mais economia.

 

Outra novidade dos novos caminhões VM é a nova versão da transmissão I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. A caixa recebeu inúmeros aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves. A calibração da nova I-Shift foi desenvolvida pela engenharia brasileira, adequando-a para as condições locais de operação.

 

As melhorias promovidas pela engenharia da Volvo proporcionaram outro importante benefício: nesta geração, o VM ganhou a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. A caixa I-Shift de 7ª geração tem sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga que o caminhão leva, modulando o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional.

 

Além disso, para maior produtividade e disponibilidade, a Volvo colocou novas relações de diferencial dos eixos traseiros e introduziu novas tomadas de força na transmissão I-Shift, para mais versatilidade no trabalho de implementação.

 

A transmissão manual de nove velocidades continua disponível como opcional ou para versões específicas, como o VM City.

 

I-Roll

 

O VM sai equipado agora com uma nova tecnologia, já presente na linha F, que possibilita a capacidade de rolagem do caminhão no pavimento sem diminuir a velocidade e sem comprometer a segurança. Chamada de I-Roll, essa função automaticamente coloca a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível.

 

O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira da marca que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

 

VM Tractor Power

 

O VM cavalo-mecânico vem agora também na exclusiva versão Tractor Power, equipado com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2 é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas.

 

VMX e VMX Max

 

A Volvo também promoveu mudanças nos VMs off road. É uma nova família vocacional, composta pelos modelos VMX e VMX Max. Os veículos têm para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

 

O Novo VMX MAX compartilha uma série de componentes com o consagrado caminhão pesado Volvo FMX, como a caixa de câmbio I-Shift de 7ª geração, o eixo traseiro com redução nos cubos, os freios Z-CAM, a suspensão traseira e a viga do eixo dianteiro. Todas as novidades resultaram em benefícios, com o aumento de produtividade, maiores capacidade de carga, robustez e disponibilidade, além de maior performance e segurança com o novo sistema de freios e a manutenção facilitada, por conta dos itens compartilhados. (Truck & Bus Builder América do Sul)