Volvo mostra nova geração Euro 6 de caminhões

Frota & Cia

 

A Volvo decidiu antecipar as novidades que irá apresentar na Fenatran 2022. Em evento realizado para a imprensa especializada na fábrica de Curitiba, a empresa mostrou a nova linha de caminhões da marca, todos ajustados à futura norma de emissões Proconve P-8, equivalente ao Euro 6, em vigor a partir de 10 de janeiro de 2022.

 

As mudanças abrangem as famílias de caminhões FH, FM, FMX e VM e estão em sintonia com o objetivo do Grupo Volvo de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2030, até chegar a zero em 2050. As inovações permitiram reduzir o consumo de combustível em até 8% no caso da família FH e até 10% na linha VM, em relação à geração atual, garante o fabricante:

 

“Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige”, explica Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, completa.

 

VMX Max

 

Entre outras inovações destaque para o novo motor Volvo D13K, o mesmo que equipa os caminhões da marca na Europa e nos principais mercados do mundo. Disponível na linha F e oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo engenho conta com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases.

 

Outra novidade é a nova caixa de câmbio I-Shift, agora em sua 7ª geração, cujos aprimoramentos resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas na comparação com a versão anterior, segundo o fabricante. Sem contar o novo turbo compressor, mais eficiente e mais silencioso, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores.

 

Linha VM

 

No caso da linha VM, as novidades começam com o novo motor Volvo D8K de 8 litros equipado com novo turbo de alta performance e injeção common rail, que substitui o propulsor de 7 litros da geração anterior. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, pela ordem. Acrescente a isso as opções de tomada de força de fábrica e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança e precisão. Nesta nova versão, o desligamento do motor após cinco minutos em marcha lenta é automático, proporcionando mais economia de combustível.

 

Outra novidade dos novos VMs é a versão atualizada da transmissão I-Shift, de 7ª geração, a mesma que também equipa os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. Sem contar a adoção da função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. Além dos sensores que medem a inclinação da rampa e a quantidade de carga transportada pelo caminhão, que modulam o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives.

 

I-Roll

 

O VM sai agora equipado com uma nova tecnologia, batizada de I-Roll, que coloca a caixa I-Shift em neutro assistido, para garantir que o caminhão aproveite melhor a topografia em benefício de uma economia adicional de combustível.

 

O novo motor permitiu também a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, uma tecnologia pioneira da marca que colabora para economizar combustível identifica a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador.

 

Uma outra inovação foi a introdução do conceito de modos de condução para o VM. A nova linha conta agora com quatro novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road).

 

VM Tractor Power

 

O VM cavalo-mecânico ganhou também uma exclusiva versão Tractor Power, equipado sempre com o motor de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift. Disponível exclusivamente na versão 4×2, “é um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Com o novo motor Volvo e todos os avanços da linha Euro 6, seguramente o Tractor Power é a melhor opção de cavalo mecânico de entrada do mercado”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

 

Por fim, a Volvo também promoveu mudanças nos veículos vocacionais que inclui os modelos VMX e VMX Max. Eles vêm agora com para-choque de aço e duplos eixos trativos 6×4 e 8×4, além de possibilidade de escape vertical. Além disto, a família VMX conta agora com o novo VMX MAX 6×4 rígido, que tem um PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Esta versão vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas.

 

“As melhorias incorporadas à linha Volvo Euro 6 agregam ainda mais valor à marca e não se restringem apenas ao menor nível de emissões” ressalta Alcides Cavalcanti, diretor Executivo da Volvo Caminhões, em alusão aos novos itens de segurança da linha FH e as três novas versões da família VM.

 

Não sem motivo, o executivo aposta na ampliação da participação de mercado, em especial nos semipesados hoje na casa dos 15%. Em que pese o aumento estimado de preço da ordem de 20% para os novos caminhões Euro 6. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)