AutoIndústria
A Volvo apresentou os caminhões FH, FM, FMX e VM atualizadas com a tecnologia de pós-tratamento para atender às novas normas ambientais do Proconve P8, equivalente ao Euro 6, em vigor a partir de 1º de janeiro. Para adequação, a marca adotou a versão mais recente do motor de 13 litros D13K para a linha F, novidade lançada na Europa no fim do ano passado. Por outra frente, inicia na fábrica de Curitiba (PR), nova operação de montagem do motor de 8 litros D8K para a gama dos VM.
Não só mais limpos, os caminhões também se tornaram mais econômicos. Pelas contas da Volvo, considerando como referência o Euro 3, a redução de Nox alcança 90% e do material particulado, 92%. No quesito consumo, os motores de 13 litros entregarão economia de 8%, enquanto os de 8 litros, 10%, relação aos propulsores atuais.
“A redução do consumo traz também menor emissão de CO2. Os aprimoramentos adotados entre o fim de 2014 e o começo de 2022 proporcionaram um ganho médio de 23% nas linhas de caminhões”, contabiliza Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. “Por ano, significa 100 milhões de litros de diesel a menos ou deixar de emitir 240 mil toneladas de CO2 na atmosfera.”
Os caminhões ganharam uma nova arquitetura eletrônica, bem como mais complexidade no sistema de pós-tratamento com três catalisadores e filtro nos motores de 13 litros e, nos de 8 litros, sistema EGR arrefecido.
Ajustados, os motores passaram ter tecnologia que garante menos diesel na combustão sem penalizar potência e torque. Em paralelo, a marca também aplicou a sétima geração da caixa de transmissão I-Shift, capaz de trocas de marcha mais rápidas e suaves.
Além da adequação ao Proconve P8, as modelos também receberam reforço na oferta de item de segurança ativa e passiva. A partir de janeiro, os caminhões passarão a ter de série controles de estabilidade e tração, piloto de cruzeiro adaptativo e recurso stop&go.
No pacote de novidade, se destaca o motor de 8 litros para a linha VM. Com a escolha da marca, o caminhão passa a ser um puro-sangue Volvo, inteiramente equipado com trem de força da fabricante, em versões de 290 cv e 360 cv. A gama integrará ainda versões cavalo-mecânico 4×2, modelo vocacionado às aplicações fora de estrada com o VMX 6×4 e opção de caixa manual de 9 velocidades da ZF.
Desde 2003, quando lançado, foi responsabilidade da MWM a produção e o fornecimento do motor para A Volvo. Inicialmente, o D8K chegará de operação indiana da fabricante por meio do chamado long block, parcialmente montado com bloco, virabrequim, pistão e bielas, e, então, concluído em Curitiba. Posteriormente, há possibilidade de ampliar localização.
“Nacionalizar conteúdo é sempre visto como objetivo na estratégia. Mas também a questão de volume para fazer sentido”, observa Cavalcanti, lembrando que em 2022, o VM deverá encerrar com vendas de 6,5 mil unidades somente no Brasil.
Os caminhões Volvo da linha Euro 6 estão programados para entrar em linha em meados de janeiro de 2023, após fim de férias coletivas, quando a empresa aproveitará período para alterações nas linhas necessárias para receber os produtos.
A Volvo adianta um custo inicial não inferior a 20% em toda linha. “O Euro 6 traz mais eletrônica que permite ampliar recursos e oferecer mais ao mercado”, resume o diretor executivo. “O cliente enxerga valor, que não diz respeito apenas ao preço, mas o que o produto é capaz de proporcionar”. (AutoIndústria/Décio Costa)