Pela primeira vez em 2022, emplacamentos de veículos crescem no ano

Motor Mais

 

Setor tem bons resultados nos emplacamentos e alta em relação a 2021 foi de 2,1%.

 

De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior. Apesar da queda de 3,3% em relação a agosto, o Setor registrou alta de 19,3% sobre setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 2,1%.

 

“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o Setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

 

Automóveis e Comerciais leves

 

Após fechar o 1º trimestre de 2022 com queda de 24,8%, os segmentos apresentaram reação nos meses seguintes e a retração caiu para 5,1%, no fechamento de setembro. “Os segmentos conseguiram bons resultados, especialmente, a partir do 2º trimestre, e acredito que podemos encerrar o ano com o número de emplacamentos próximo da estabilidade ou levemente positivo”, analisa Andreta Jr.

 

As médias diárias de emplacamentos passaram de 8.446 unidades, em agosto, para 8.592, em setembro.

 

Automóveis e Comerciais Leves Eletrificados

 

Com 6.391 veículos emplacados em setembro, os eletrificados já acumulam 32.242 unidades no ano. “Atualmente, o consumidor já conta com uma boa variedade de opções de eletrificados e a tendência é que os segmentos continuem em crescimento nos próximos anos”, diz Andreta Jr.

 

Caminhões

 

Segundo o Presidente da FENABRAVE, o segmento continua aquecido e, apesar de vir de uma base alta, por conta dos bons resultados de 2021, tem mantido desempenho próximo ao do ano passado. “As vendas diárias foram positivas em setembro e a demanda por caminhões se mantém firme”, diz o Presidente da FENABRAVE.

 

Ônibus

 

Os emplacamentos de ônibus continuam em evolução e a tendência é que o segmento feche o ano em crescimento em relação a 2021. “O resultado de setembro foi impulsionado por entregas que estavam programadas de negócios realizados em meses anteriores”, explica Andreta Jr.

 

Motocicletas

 

Com alta nas vendas diárias em setembro, o segmento se mantém dentro das expectativas de crescimento da FENABRAVE. “No ano, a elevação está muito próxima às nossas projeções oficiais”, afirma o Presidente da FENABRAVE, lembrando que a alta procura por motocicletas é fomentada pela procura de um transporte individual e econômico e aumento dos serviços de delivery.

 

Motocicletas Eletrificadas

 

No mês de setembro, foram emplacadas 823 unidades, alta de quase 50% sobre agosto. “Com este resultado, o segmento já acumula quase 5,5 mil unidades em 2022”, afirma Andreta Jr. (Motor Mais)