Truck & Bus Builder América do Sul
Lançados há pouco mais de um ano no mercado, os caminhões VW e-Delivery passam a contar com até 10% a mais de capacidade de carga útil, tornando-os os maiores de seus segmentos. Também vão contar com uma nova central multimídia, novos faróis com luzes de condução diurna (DRL) em LED, sistema de alerta de frenagem, suporte para celular, entre outros.
A família e-Delivery conta com modelos de 11 e 14 toneladas, equipados com seis ou três módulos de bateria. Para o e-Delivery de 11 toneladas, o peso bruto total agora passa a 11.400 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, de 6.800 kg. Isso representa um ganho de 10% e coloca o modelo no posto de maior de seu segmento. Já o e-Delivery de 14 toneladas, está com PBT de 14.500 kg e potencial de transportar 9.300 kg, a mais elevada de sua categoria em elétricos no Brasil.
Desde sua estreia oficial no mercado, já foram produzidas mais de 350 unidades do VW e-Delivery, que vão atuar nas mais variadas aplicações. De distribuição de bebidas a transporte de combustível ou equipados com cesto aéreo, o caminhão elétrico da VW prova a versatilidade que é marca registrada dos modelos da marca.
O veículo já está preparado para operar em condições severas como a de coleta de resíduos ou frigorífico. Uma versão sua como caminhão prancha, por exemplo, é a responsável por entregar os veículos elétricos da Audi para seus clientes. O próximo destino é internacional.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus já deu início ao plano de exportação do VW e-Delivery. Para tanto, passou com sucesso por testes de altitude de até 4.000 metros no México. Desde o fim do ano passado, o veículo está em tour internacional, com apresentações em diversos países da região. As atividades no exterior ocorrem em parceria com os importadores da marca para demonstrações nas diferentes condições de aplicação na América Latina.
O esforço se soma aos mais de 100 diferentes tipos de testes para um lançamento seguro e responsável, enfrentando testes severos em pistas especiais, além de imersão em tanque de água simulando áreas alagadas. Nessa jornada, que incluiu desde temperaturas extremas de -20°C a +55°C até avaliações de interferências eletromagnéticas, percorreu o equivalente a cerca de 400 mil quilômetros para comprovar a eficiência e confiabilidade do veículo em todo tipo de condição. (Truck & Bus Builder América do Sul)