Jornal do Carro
A Tesla anunciou que fará um mega recall nos Estados Unidos envolvendo mais de 1 milhão de carros da marca. A decisão veio após o relatório da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência norte-americana de segurança viária, divulgado nesta semana. Este apontou uma falha no sistema de acionamento elétrico das janelas das portas. Foi detectado que os vidros podem se fechar muito rapidamente e ferir os passageiros. Por isso, os carros da marca do bilionário Elon Musk foram considerados “fora do padrão” da agência.
O chamado envolve quatro modelos da Tesla. São eles: Model 3 (unidades de 2017 a 2022), Model Y (2020 e 2021), Model S e Modelo X – estes dois feitos em 2021 e 2022. Mas, apesar do número elevado de exemplares envolvidos no recall, a marca de elétricos promete solucionar o defeito nas janelas de forma remota, com uma atualização pelo ar (“over the air”). Ou seja, o ajuste deve acontecer sem que os veículos precisem ir a uma concessionária.
Sem acidentes
Embora não tenha confirmado nenhum acidente por conta do problema, a Tesla informou que o defeito surgiu durante os testes de conformidade de produção. A montadora realizou essas provas entre os dias 19 e 23 de agosto deste ano. De acordo com as informações da agência de segurança, todos os donos dos carros vão receber notificações até 15 de novembro.
Tesla com problemas
Mas esse não é o único problema que o Elon Musk vem enfrentando. No começo do mês de setembro, clientes da Noruega declararam insatisfação com a marca de carros elétricos. O motivo? Diversos problemas em seus veículos, que vão desde a pintura até o motor. Autointitulado de “Tesla Hunger Strike”, o movimento criou um site exclusivo para relatar todas as situações desagradáveis. No entanto, os integrantes foram um pouco além da conta e anunciaram que estão fazendo greve de fome para chamar a atenção de Musk.
Reprodução
Segundo as informações do site, são diversos problemas. Entre eles, por exemplo, veículos que não dão a partida em climas frios e quentes, duração de bateria menor que o prometido e até perda de potência no motor. Há donos que relatam conexão lenta de internet, pinturas externas com baixa qualidade, maçanetas que não abrem, limpadores de para-brisas que não funcionam, para-choques que cai na chuva, entre outros. Contudo, a Tesla não comentou o assunto. (Jornal do Carro/Jady Peroni)