Elétricos no Brasil ainda dependem de infraestrutura

Carga Pesada

 

Destaques no IAA Transportation 2022, em Hanover, na Alemanha, os caminhões rodoviários elétricos só serão realidade no Brasil quando houver infraestrutura de carregamento de baterias nas estradas. A afirmação é de Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz no Brasil. “É superimportante para esse tipo de caminhão contar com uma infraestrutura de recarregamento”, declara ele em vídeo enviado especialmente ao Grupo Carbono Zero, que reúne jornalistas e publicações como a Revista Carga Pesada, para uma cobertura sustentável do evento.

 

Os lançamentos elétricos rodoviários da Mercedes-Benz, os e-Actros LongHaul, serão comercializados na Europa já a partir de janeiro de 2024. Roberto Leoncini destaca a grande autonomia dos três caminhões da linha: e-Actros 200, e-Actros 300 e e-Actros 500, que têm 200, 300 e 500 km de autonomia, respectivamente.

 

O e-Actros 500, segundo o vice-presidente, consegue recarregar suas baterias de 20% até 80% em apenas 30 minutos. “É um caminhão de 42 toneladas com semirreboque de 3 eixos”, conta.

 

Outra importante novidade da Mercedes-Benz no IAA é o GEN H2, de células de combustível. “Ele tem dois tanques de hidrogênio líquido refrigerado até menos 270 graus. Através de um processo químico, esse hidrogênio abastece a bateria do caminhão”, conta Leoncini, ressaltando que a autonomia do veículo é de mil km. (Carga Pesada)