Truck & Bus Builder América do Sul
O caminhão Mercedes-Benz Actros LongHaul foi o vencedor do Prêmio “Truck Innovation Award 2023”, concedida para caminhões inovadores, na IAA Transportation 2022, principal evento mundial de veículos de transporte de cargas.
Os caminhões inscritos foram avaliados pelo júri International Truck of the Year (IToY), composto por 25 experientes jornalistas especializados em veículos comerciais representantes das mais importantes publicações especializadas da Europa e de outros países. O prêmio foi entregue por Gianenrico Grifini, presidente do júri IToY, a Karin Radströn, CEO da Mercedes-Benz Trucks, no último dia 29 de setembro.
O prêmio conquistado pelo Mercedes-Benz Actros LongHaul mantém o prestígio da Mercedes-Benz que, nos últimos anos, outro modelo da Actros, para o transporte de distribuição e o caminhão Mercedes-Benz GenH2 Truck, movido a célula de combustível e baseado em hidrogênio também ganharam o prêmio de inovação
O Actros LongHaul entusiasmou os jornalistas por seu conceito tecnológico global e inovador, principalmente a tecnologia de bateria LFP, assim como o novo eixo elétrico e a alta velocidade de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks.
É um caminhão elétrico para transporte de longas distâncias com autonomia de 500 quilômetros, uma única carga de bateria e carregamento de alto desempenho. A tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP) em baterias garante longa vida útil e mais energia utilizável.
Karin Rådström informou que a Mercedes-Benz continuará expandindo o portfólio de caminhões elétricos a baterias e que o foco é oferecer vantagens claras aos clientes, por serem projetados para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade.
A produção em série do Mercedes-Benz Actros LongHaul está prevista para 2024 e a tecnologia de células de fosfato de ferro-lítio (LFP) em baterias garante longa vida útil e mais energia utilizável e a recarga farão com que sejam carregadas de 20% a 80% em bem menos de 30 minutos, proporcionando longa vida útil e mais energia utilizável.
Os primeiros protótipos já passaram por ensaios intensivos e serão testados em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos próximos ao modelo de série serão enviados a vários clientes para que os utilizem em operações reais.
A Mercedes-Benz Trucks também divulgou informações adicionais sobre a série eActros LongHaul. Três conjuntos de baterias fornecem capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos, como parte de um novo eixo eletrônico, geram a potência contínua de 400 kW e potência de pico superior a 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões rígidas do eActros LongHaul previstas para o lançamento no mercado, oferecendo aos clientes outros usos possíveis para um transporte totalmente elétrico.
Os Engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks dedicam-se ao projeto do eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional de longa distância comparável, o que significa 1,2 milhão de quilômetros em estradas em um período de dez anos.
O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado do início ao fim na linha de montagem da fábrica de caminhões de Wörth.
A montagem envolve a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha, o que possibilita alta capacidade de produção simultânea com caminhões convencionais e totalmente elétricos na mesma linha. Com o eActros 300/400 e o eEconic, por outro lado, a eletrificação ocorreu até agora em um processo separado no Future Truck Center (Centro de Caminhões do Futuro) em Wörth.
O eActros LongHaul foi planejado para ser a escolha certa para os clientes em termos de lucratividade, sustentabilidade e confiabilidade. Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas ainda este ano. No próximo ano, protótipos bem próximos aos modelos de produção em série serão entregues a clientes para testes de uso “no mundo real”. (Truck & Bus Builder América do Sul)