Jornal do Carro
O nome oficial do “’baby Renegade”, primeiro subcompacto e inédito carro 100% elétrico da Jeep, é Avenger. O modelo pequeno vai ser lançado no dia 17 de outubro, durante o Salão de Paris, e deve ser vendido também no Brasil.
O Jeep é parecido com o Citroën C3, que acaba de ser lançado no País e com o qual divide a plataforma. As duas marcas, juntamente com Fiat e Peugeot, entre outras, fazem parte do Grupo Stellantis. No mercado brasileiro, o Avenger deve chegar entre o fim de 2023 e o início de 2024. Possivelmente, o carrinho virá em versão híbrida leve com bateria de 48V e motor flexível.
O novo Jeep tem pouco mais de 4 metros de comprimento, ante aos 3,98 m do novo C3. No visual, o SUV traz estilo mais urbano, com faróis retangulares com luzes de LEDS e grade de sete fendas, uma das marcas registradas da Jeep.
O modelo estreia na Europa no início de 2023 e vai ser oferecido em mercados como Japão e Coreia do Sul. A marca ainda não confirmou a venda do novo carro global no Brasil.
E até o fechamento desta reportagem, não havia revelado dados técnicos do Avenger. Porém, como o carro utiliza a plataforma E-CMP, é certo que pode receber o conjunto elétrico do Peugeot e-208. O motor do hatch da marca francesa gera potência equivalente a 136 cv e torque de 26,5 mkgf. Conforme a Peugeot, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
Seu pacote de baterias tem capacidade de 50 kwh. A autonomia é de até 340 km entre as recargas. Contudo, é certo que o sistema receberá melhorias antes de estrear no Avenger.
Afinal, a Jeep promete autonomia de até 400 km para o SUV que será feito na Polônia. Além disso, o modelo vai dar origem a SUVS subcompactos da Fiat e da Alfa Romeo.
Versão híbrida
No portfólio, o Jeep deve ter versões híbridas com o motor elétrico instalado no eixo traseiro. Essa variante também pode ser uma boa opção para o Brasil. Afinal, a marca iniciou o processo de eletrificação por aqui com o Compass 4xe híbrido plug-in.
A marca confirmou que um segundo modelo do tipo vai ser vendido no País. Inicialmente, a expectativa é de que seja o Renegade 4xe.
O Avenger faz parte da nova ofensiva da Jeep, que pretende liderar a venda de SUVS eletrificados no mundo todo. Para isso, a marca promete apresentar quatro carros 100% elétricos até 2025 na Europa. Conforme a empresa, até 2030 todos os seus veículos oferecidos naquele continente vão ser movidos só a eletricidade.
Mais lançamentos
A marca confirmou mais dois modelos globais, com estreia prevista para 2024: o Recon e o novo Wagoneer. Ambos estrearão nos Estados Unidos, onde serão apresentados em 2023. Há um quarto modelo que, por ora, é um mistério.
O Recon será lançado primeiro e apenas em versão elétrica. Segundo a Jeep, entre os destaques estão os recursos avançados ligados ao off-road. O carro terá sistema de tração exclusivo, assim como pneus especiais para trilhas, ganchos de reboque, bloqueio de diferencial e proteção sob a carroceria. Assim como no Wrangler e na Gladiator, que acaba de chegar ao Brasil, as portas e o para-brisa podem ser removidos. Não há informações sobre o conjunto propulsor.
Maior que o Compass, o novo Wagooner recebeu o sobrenome “S” e vai ser posicionado como um SUV premium. Com motor elétrico de 600 cv, vai de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos e tem autonomia de 644 km. Haverá opção híbrida 4xe, com 500 km de autonomia. Os dados são da fabricante.
No visual, o SUV tem grade dianteira iluminada por LEDS e faróis mais finos, que são conectados de ponta a ponta. Além disso, o nome vem escrito em extenso, tanto no capô quanto na tampa do porta-malas. Atrás, o destaque é o caimento no teto, que lembra o de cupês. Bem como as lanternas interligadas. (Jornaldo Carro/Jady Peroni)