Frota & Cia
Um Volvo FMX 460 sem motorista a bordo é a mais recente novidade da Andrade Gutierrez. O caminhão pode ser guiado à distância. Desse modo, é ideal para operações de alto risco, como em barragens, mineração e construção civil. O sistema batizado de 4.Zero é uma evolução do que já era utilizado em outros veículos da empresa. O desenvolvimento ficou a cargo da startup ACR.
Contudo, o Volvo FMX 460 4.Zero não é um caminhão autônomo. Ou seja, há um motorista que dirige o veículo por meio de controle remoto. Segundo a empresa, o modelo pode ser guiado à longa distância. Os comandos são enviados por ondas de rádio. Portanto, não é preciso haver rede de internet nas redondezas.
Motorista pode controlar o veículo até 2km de distância
Além disso, praticamente não há atraso entre o comando feito pelo motorista e a resposta do caminhão. Para comparação, na primeira geração do sistema o tempo de resposta chegava a 600 milissegundos. No caso do Volvo FMX 460 4.Zero, bastam 20 milissegundos. Como o próprio nome sugere, um milissegundo corresponde a um segundo dividido por mil.
De acordo com a companhia, a operação remota utiliza monitores que transmitem imagens captadas por sete câmeras instaladas no caminhão. Assim, o motorista consegue ver, à distância, tudo que acontece ao redor do veículo. Assim, o sistema de comando lembra o de videogames.
Um dos motivos que levaram a empresa a escolher o Volvo FMX 460 é o sistema de direção. Como a assistência é elétrica e não há barra de direção, foi mais fácil instalar o receptor de sinais. Além disso, não é necessário fazer alterações mecânicas no caminhão.
A frota utilizada pela Andrade Gutierrez é composta por caminhões de várias marcas. Bem como veículos da linha amarela. Uma parte é de modelos próprios e a outra, de empresas terceirizadas. De acordo com a companhia, além do 4.Zero há oito caminhões não tripulados que atuam em duas áreas de mineração. (Frota & cia/Victor Fagarassi)