Folha do ABC
O Brasil já supera a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação no País. Em julho passado, a frota eletrificada circulante chegou a 100.292 veículos leves, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Somente no dia 26 de julho, foram emplacados 20 veículos 100% elétricos. Até a data, as vendas de eletrificados em 2022 já somaram 23.033 veículos leves, 31% a mais do que os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.
Os números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plugin (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários. Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, os resultados são bons, mas continuam abaixo do potencial do mercado brasileiro de veículos de baixa emissão. “Ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar. Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.
De acordo com análise do setor, feito pela Carcon Automotive, cada vez mais as montadoras estão direcionando os investimentos no desenvolvimento de produtos eletrificados. “Isso traz um risco ao Brasil, se demorarmos muito para colocar uma estratégia no papel (e na prática). Um risco que pode significar a saída de mais montadoras do país, principalmente aquelas que já decidiram por investir somente em veículos puros elétricos. A ideia de incentivar o veículo híbrido a etanol parece uma solução interessante, mas é preciso que ela se torne uma estratégia real, o que ainda não aconteceu”, afirma Jomar Napoleão da Silva, consultor sênior da Carcon Automotive, responsável pelo setor de Veículos Elétricos.
Oportunidades
Com a eletrificação em alta no País, empresas já começam a ver oportunidades. Marcas que por anos venderam combustíveis, como Shell e Petrobras, já estudam investir na instalação de eletropostos. Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o fim de 2023. A Petrobras deve instalar, ao menos, 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem. (Folha do ABC)