Montadoras investem em patrocínios culturais

Monitor Mercantil

 

Ao associar seus produtos com outras marcas fora do mundo automotivo, as montadoras agregam valores e geram engajamento com potencial possibilidade de fidelizar os atuais clientes e de atrair novos consumidores.

 

É comum atrelar marcas de carros a clubes de futebol e eventos esportivos. Mas recentemente, várias delas anunciaram parcerias com eventos culturais.

 

A Fiat, por exemplo, nem começou a pré-venda do SUV Fastback (que será apresentado em 14/9) e será o alvo do patrocínio da nova temporada do Cirque du Soleil com o espetáculo Bazzar no Brasil, com apresentações entre setembro e dezembro em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

“Inovação, criatividade e encantamento são atributos da Fiat e do Fastback, mas também do Cirque du Soleil. Dessa forma, com essa conexão de valores, acreditamos que o patrocínio ao espetáculo Bazzar seria uma ligação natural”, disse Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

 

Rock in Rio

 

Também atrelando sua marca a um evento cultural, a Volkswagen é a patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022.

 

A marca terá um estande de 3 andares com exibição do modelo elétrico ID.4 (ainda não disponível no Brasil) e do VW Nivus, além de um espaço dedicado ao Way To Zero, estratégia que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Neste plano, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região.

 

“Patrocinar um festival como o Rock in Rio é impactar positivamente o público que queremos dialogar”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

 

Já a Mitsubishi é a mais nova patrocinadora da 9ª edição do MasterChef Brasil, programa da TV Band e também veiculado no YouTube. Os campeões das categorias Profissional e Amadora serão premiados com um SUV Eclipse Cross 2023.

 

A marca quer reforçar um de seus pilares de comunicação que são as viagens de carro, o prazer de explorar os mais diferentes lugares do Brasil, o que tem muito a ver com a gastronomia, curiosidade em descobrir novos sabores e novas culturas.

 

“O MasterChef Brasil, além de ser o maior Talent Show de culinária do país, tem como essência promover a ousadia em seus participantes. Isso tem muito a ver com o estilo de vida 4×4, destemido, desbravador, que a nossa marca oferece aos clientes”, conta Letícia Mesquita A. Oliveira, diretora de marketing da Mitsubishi Motors.

 

A Hyundai antecipou a entrega das primeiras unidades do HB20S às concessionárias para setembro. O hatch já havia sido lançado em julho.

 

Com a mesma frente do HB20, o sedã compacto, que entra em pré-venda, acerta no design mais geométrico e harmonioso da traseira em relação à geração anterior.

 

Os motores são os mesmos do hatch: conforme a versão, o 1.0 aspirado de 80 cv combinado ao câmbio manual de 5 marchas ou o 1.0 turbo de até 120 cv acoplado na transmissão automática de 6 velocidades.

 

Por dentro, destaque ao painel de instrumentos digital nas versões Platinum e Platinum Plus e central multimídia de 8 polegadas. Pela primeira vez, o HB20S traz o recurso Smart Trunk, de abertura do porta-malas por aproximação.

 

Conforme a versão, o sedã pode vir com equipamentos avançados de segurança, como o assistente de centralização e permanência em faixa, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura e assistente de ponto cego.

 

Os preços do novo HB20S, em 5 versões, começam em R$ 85.890 (Comfort 1.0 MT5) e vão a R$ 120.990 (Platinum Plus 1.0 Turbo AT6). Os valores podem variar conforme o ICMS do estado.

 

O agitado mercado de SUVs não para de crescer, e, para se tornar mais competitiva, a Renault faz ajustes na linha do Duster.

 

Sai de cena a versão Zen (manual e CVT) e entra a Intense manual um pouco mais equipada, por R$ 109.390. Esta nova versão de entrada adiciona o sistema multimídia de série com tela de 8” e conexão sem fio, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro e rodas de liga leve de 16”, entre outros itens.

 

O motor é o 1.6 aspirado de quatro cilindros que entrega 120 cv de potência acoplado à transmissão manual de 5 marchas.

 

No total, o Duster possui 4 versões. A topo de linha é a Iconic Turbo, que traz o motor 1.3 de 170 cv com câmbio CVT e custa R$ 141.290. Os valores podem variar conforme o ICMS do estado. (Monitor Mercantil/Lucia Camargo Nunes)