Ford adota inteligência artificial para agilizar o atendimento dos consumidores

Motor Mais

 

O site da Ford ganhou um sistema de inteligência artificial programado para responder às dúvidas mais comuns dos consumidores sobre a marca, seus produtos e serviços, de forma simples e rápida. O FORDi, assistente virtual da Ford, entrou em operação no final do ano passado e, como todo sistema de IA, tem a capacidade de aprender e aprimorar o seu funcionamento com o tempo.

 

O “chat bot” da Ford pode ser acessado tanto pelo site (www.ford.com.br) como pelo WhatsApp (11 4200-3303 ou QRCode). A única informação que ele pede ao usuário ao iniciar a conversa é o seu nome. Depois, mostra o menu principal com as opções: veículos, compre o seu Ford, serviços, concessionárias, ofertas Ford, carro por assinatura, meu Ford, FordPass, atualização SYNC 3 ou falar com atendente.

 

Cada item abre um novo menu para refinar a pesquisa até chegar à informação desejada. A qualquer momento, há também a opção de continuar a conversa com um atendente humano.

 

“O assistente digital FORDi concentra várias informações num único canal e faz parte de uma estrutura maior, criada para transformar a experiência do consumidor em todas as suas interações com a marca”, diz Márcia Vezzani, coordenadora de Experiência do Consumidor da Ford e responsável pelo sistema no Brasil. “Em pouco tempo de operação ele já consegue resolver a maioria das solicitações sem a necessidade de intervenção humana, com alto nível de satisfação dos usuários.”

 

Além da rapidez, outra vantagem do FORDi é a linguagem simples, fácil de entender como numa conversa entre pessoas. Na América do Sul, ele já opera na Argentina desde 2019 e foi lançado recentemente também na Colômbia, no Chile e no Peru.

 

“O nosso bot foi feito para evoluir constantemente e ganhar novas funcionalidades, aproveitando também o aprendizado dos demais países da região”, completa Márcia. “Em breve, ele será integrado ao nosso sistema digital de agendamento de serviços, o Agenda Ford, e poderá enviar mensagens de voz e vídeo. São inúmeras possibilidades, dentro da nossa proposta de estar ao lado do cliente em todos os momentos da sua jornada”. (Motor Mais)