Peugeot estuda produzir nova geração do SUV 2008 na Argentina

Jornal do Carro

 

Após dois anos do lançamento da segunda geração do Peugeot 2008 na Europa, a marca francesa enfim avalia a possibilidade de fabricar o SUV na Argentina. A informação foi apurada pelo Motor 1 Argentina, que conversou com o gerente da Peugeot no país vizinho, Gabriel Cordo Miranda. Segundo o executivo, a marca francesa, que vive um novo momento no grupo Stellantis, estuda montar o novo 2008 na fábrica de El Palomar, ao lado do hatch 208.

 

De acordo com Miranda, há diversas questões para que esse plano se torne realidade. Uma delas é o estudo da receptividade do público argentino em relação ao SUV. Mas, a produção do modelo na Argentina abriria portas para a exportação a vários países da América do Sul, principalmente o Brasil. Além disso, seria uma “mão na roda”, já que o 2008 compartilha diversos elementos do atual 208 e, inclusive, a plataforma CMP.

 

“A decisão final ainda depende do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, o novo 2008 foi descartado. Agora não está mais. Os projetos passam por diferentes níveis de maturidade que, em algum ponto, leva à questão de análise de investimento”, resumiu Miranda.

 

Velha geração continua no Brasil

 

Logo no início de 2020, a Peugeot registrou no Brasil os desenhos industriais da nova geração do 2008, revelada em 2019. Entretanto, o SUV compacto até hoje não mudou por aqui, continuando o mesmo crossover à venda desde 2015. Embora o crossover tenha ganhado a linha 2023 no fim de junho, feita em Porto Real (RJ), onde o novo Citroën C3 será feito, as alterações foram simples. Afinal, foi uma reestilização que trouxe leves retoques. Além disso, o SUV ganhou uma nova versão, a Style, que segue a mesma linha da variante homônima do hatchback 208 e se encaixa como intermediária.

 

Versão elétrica?

 

Importante dizer que a Peugeot apresentou o e-2008 no começo do ano passado. Trata-se da versão elétrica do SUV compacto. De acordo com a montadora, há estudos da reposta do público argentino para a variante, que utiliza um motor elétrico de 136 cv de potência e alcança 345 km de autonomia com uma carga completa. Este também é uma opção para o Brasil, uma vez que a marca já comercializa o e-208, que parte de R$ 264 mil. (Jornal do Carro/Jady Peroni)