AutoIndústria
O sistema de consórcio de veículos teve 1,7 milhão de adesões no acumulado de janeiro a julho, um crescimento de 7,6% sobre total de 1,58 milhão de novas cotas comercializadas no mesmo período do ano passado. O volume de crédito comercializado atingiu R$ 78 bilhões, expansão de 12,7% no mesmo comparativo (R$ 69,32 bilhões).
De acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira, 26, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, o número de participantes ativos consolidados chegou a 7,15 milhões, 8,7% a mais do que os 6,59 milhões de julho de 2021. A participação dos consorciados ativos no segmento automotor é de 57,9% para os leves, 34,4% para as motocicletas e 7,7% para os pesados.
O segmento de automóveis e comerciais leves, o maior do sistema de consórcio, teve alta de 8,9%, com R$ 44,98 bilhões de créditos comercializados. O tíquete médio de compra aumentou 9,7%, de R$ 48,9 mil para R$ 53,6 mil.
A Abac revela que as mais de 350 mil contemplações de veículos leves, com créditos potencialmente injetados no mercado nacional, propiciaram 39,7% de participação nas vendas internas, que somaram 883 mil unidades, conforme dados da Anfavea.
São 4,14 milhões de participantes ativos nos leves, 2,46 milhões em motos e 550,9 mil nos pesados. No segmento de duas rodas, houve incremento de 7,7% nas vendas de novas cotas, que atingiu 692,95 mil de janeiro a julho, e alta de 15,3% no tíquete médio, que passou de R$ 14,6 mil para R$ 16,9 mil.
O consórcio de pesados é o que vem apresentando o melhor desempenho no ano. A venda de novas cotas cresceu 51,2% nos sete meses, com a venda de 147,7 mil novas cotas. Houve 23,92 mil contemplações no período somente de caminhões, correspondentes a um potencial compra de 34,4% do mercado. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)