Mercedes-Benz Arocs aumenta eficiência na produção de granito

AutoIndústria

 

Lançado em outubro do ano passado com uma programação de 200 unidades já comprometidas para o mercado, o Mercedes-Benz Arocs 8×4 começa a mostrar resultados em linha com a intenção da fabricante de se tornar uma das protagonistas nas operações fora de estrada, em especial as da mineração.

 

A capixaba Cattegran apostou no produto para operar nas jazidas próprias de granito Branco Siena em Governador Lindenberg, no Norte do estado. Quatro unidades do caminhão chegaram em abril passado para renovar parte frota de Actros 8×4, a opção anterior da marca para atender ao segmento.

 

Em poucos meses os Arocs já mostram mais eficiência em relação aos adaptados Actros de antes. Segundo Renan Catelan Filho, CEO da Cattegran, os caminhões proporcionaram redução de 15% no consumo de combustível, como também “a velocidade operacional com o Arocs saltou de 4 para 9 km/h”, resumiu.

 

Projetado para operações severas, o Aroc 8×4 traz motor de 510 cv e 245 kgfm de torque. A capacidade de peso bruto total (PBT) é de 58 toneladas entrega capacidade máxima de tração de 150 toneladas. Nas jazidas da Cattegran, em regime de 24 horas por sete dias, os caminhões atuam com báscula de 22 m³ para transferência de rochas de até 3 m³, bem como terra, cascalho e brita em rotas que podem levar até 120 m de profundidade.

 

A tecnologia embarca contribui tanto na segurança quanto na eficiência da operação. O Arocs, por exemplo, traz sistema de freio eletrônico, o que inclui o de estacionamento, basta abrir a porta para ser ativado, e assistente de saída em rampa.

 

Com a chegadas dos Arocs, a Cattegran também optou por atendimento cativo. A Vitória Diesel, concessionária responsável pela entrega, está na etapa final da construção de uma base de peças e serviços de manutenção na mina. (AutoIndústria)