Estradão
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) venceu a nova licitação do Programa Caminho da Escola. Portanto, vai fornecer 2.300 ônibus para o transporte escolar de prefeituras de todo o Brasil. Segundo a marca, os modelos são o 8.160 ODR – ORE 1 e o 15.190 ODR – ORE 3. Para isso, os ônibus ganharam novos itens. De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer mais conforto e segurança ao motorista e passageiros. Bem como melhorar o desempenho dos veículos nos mais variados tipos de estradas do País.
Para isso, os ônibus receberam porta USB nas poltronas, piso antiderrapante e cintos de segurança retráteis. Além disso, há iluminação auxiliar nos degraus de embarque, entre outros equipamentos. Os VWCO 8.160 ODR foram desenvolvidos especialmente para o Caminho da Escola. Assim, têm capacidade para levar 29 passageiros.
O 15.190 ORE 3 é maior e pode levar até 59 pessoas. Conforme a VWCO, o modelo tem tração 4×2. Entre os destaques, os dois vêm com poltrona móvel (DPM). Ou seja, o sistema facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
VWCO celebra 15 anos de sucesso
Há 15 anos a VWCO fornece veículos ao programa do governo federal. Durante esse período, entregou mais de 24 mil unidades para o Caminhos da Escola. Portanto, lidera o ranking de vendas desse segmento. Agora, com as 2,3 mil novas encomendas, os ônibus da empresa deverão transportar cerca de 27 milhões estudantes em todo o Brasil.
Os novos veículos devem ser entregues até o primeiro trimestre de 2023. Com isso, a fabricante alcançará a marca de 27 mil ônibus participantes do programa.
Gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o programa Caminho da Escola foi lançado em 2007. Segundo o FNDE, o objetivo é renovar e ampliar a frota de veículos de transporte escolar. Desse modo, visa garantir mais segurança no transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. (Estradão)