Frota & Cia
A Volkswagen do Brasil e a UNESP firmam parceria para incluir fibras naturais nas peças em matrizes termoplásticas para o interior de veículos da marca VW. O programa de cooperação prevê o desenvolvimento de pesquisas, experimentos e transferência de tecnologia. O intuito é incluir fibras naturais nas peças em matrizes termoplásticas para o interior de veículos da marca VW, sob título “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais”.
Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen América Latina, e Pasqual Barretti, reitor da UNESP, assinaram o contrato na sede da Volkswagen do Brasil, localizada na fábrica em São Bernardo do Campo/SP. Prof. Dr. Alcides Lopes Leão e Profa. Dra. Ivana Cesarino, docentes da UNESP, Câmpus de Botucatu, ambos que coordenam o projeto, que é viabilizado pela FEPAF, estiveram presentes também.
A parceria compreende que a UNESP possa, em conjunto com a Volkswagen, desenvolver metodologias para obter um material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, e prepará-las para utilização na confecção das peças de acabamento interno. Na prática, a Volkswagen poderá, ao final do projeto – que tem duração previsto de 18 meses entre desenvolvimento, testes e aplicação – alcançar peças mais leves e sustentáveis com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida. (Frota & Cia/Priscila Ferreira)