AutoIndústria
Com 59,5 mil unidades licenciadas de janeiro a julho, os sedãs pequenos representam somente 7% das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil, segundo a Fenabrave.
É apenas o quinto em número de emplacamentos e tende a perder ainda mais espaço com a redução da oferta de modelos, reduzida de oito em 2021 para apenas cinco e que deve encerrar o ano com somente três.
Ainda assim, há quem siga apostando no segmento e tendo parcela significativa de suas vendas nele. É o caso da Hyundai, com o seu HB20S, que teve 16,4 mil unidades emplacadas no acumulado dos sete primeiros meses e representa cerca de 16% dos licenciamentos da marca.
Mesmo muito distante do desempenho comercial de seu irmão hatch HB20, que vende quatro vezes mais e é o automóvel de passeio mais negociado do Brasil, com 51 mil unidades até julho, o sedã pode melhorar seus números daqui para frente com a chegada da linha 2023 nesta segunda semana de agosto.
O HB20S passou por sua maior atualização estética desde seu lançamento, há uma década. Mas muito mais do que o desenho, ainda conservador, o maior atrativo da nova linha é o conjunto de recursos de segurança e tecnologias embarcas, igualmente oferecidas no hatch desde julho.
Os três volumes têm, porém, um item exclusivo: o Smart Trunk, abertura do porta-malas por aproximação. Basta ao motorista se aproximar do porta-malas com a smart key no bolso que o veículo emitirá um alerta sonoro antes de destravar e abrir o porta-malas automaticamente.
Comum aos dois modelos, o pacote de segurança SmartSense contempla, dentre outros dispositivos, assistente de centralização e permanência em faixa, sensor de ponto cego com atuação ativa no volante e, na versão topo Platinum Plus, assistente de tráfego cruzado traseiro.
O HB20S tem faróis com DRL de série e opção em LED. Na traseira, destaque para as lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, em linha com a linguagem estilística já presente em recentes lançamentos da marca, como os novos Tucson e Elantra.
Há sistema de reconhecimento de voz, multimídia com tela de 8 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple Car Play e, a partir da versão Platinum, painel de instrumentos digital configurável, partida remota do motor, alavancas de troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG).
Da lista de recursos oferecida aos clientes constam ainda carregamento do celular por indução, controle de cruzeiro e limitador de velocidade (de série para todas as versões) e, também de série, mas nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e acendimento automático dos faróis.
O sedã é oferecido em cinco versões, sendo três com motor 1.0 turbo e duas com 1.0 aspirado, com transmissões automática e manual, respectivamente. (AutoIndústria)