Jornal do Carro
O departamento de patentes da China revelou a nova geração do Ford Edge, que esteve no Brasil ao longo da última década. Completamente reformulado, o SUV mostra visual bem diferente do anterior. Ao mesmo tempo, cresceu e tem até sete lugares, com proposta mais familiar. Um detalhe curioso chama a atenção na traseira: o utilitário deixa o silencioso do escape à mostra. Assim, lembra a peça do Corolla Cross, apelidada de ‘marmita’ nas redes sociais.
O SUV saiu de linha no Brasil em 2021, quando a versão ST de 335 cv deixou o catálogo da montadora. Por aqui, o Ford Edge nunca vendeu tanto, diferente de outros mercados como os Estados Unidos. Na China, onde a terceira geração será lançada, a Ford quer se aproximar do público. Justamente por isso, adota uma nova linguagem visual, que lembra outros veículos da marca no país asiático. Inclusive, um dos carros com estilo parecido é o Equator Sport, que está em testes no Brasil e, futuramente, pode substituir o SUV Territory por aqui.
Até o momento, a Ford não fala sobre a previsão de estreia do novo Edge. Contudo, espera-se que o modelo apareça pela primeira vez em meados de novembro, no Salão do Automóvel de Guangzhou. Além disso, a fabricante também não confirma se será um modelo exclusivo para o mercado chinês, apesar de, por ora, tudo indicar que sim.
Design atualizado
Nas imagens de patentes, é possível ver um visual repaginado por completo. A dianteira, por exemplo, apresenta faróis em LEDs mais finos. Eles são ligados por uma barra cromada que fica acima da grade que, por sinal, está maior e possui elementos tridimensionais pintadas de preto brilhante. Além disso, o SUV tem para-choques com formato aerodinâmico.
Nas laterais, o novo Ford Edge mostra desenho diferente, com inspiração no mercado oriental. Esse é o caso da linha da cintura, que sobe em direção à coluna central-traseira e, em seguida, desce novamente na direção das lanternas. Dessa forma, os vidros têm formato ondulado. Outro detalhe é o acabamento preto brilhante nas colunas e no teto. Ou seja, tem-se o efeito “teto flutuante”. Já as rodas de liga leve podem ser de 19 ou de 20 polegadas.
Reprodução
Da mesma forma, a traseira muda radicalmente em relação ao Edge que veio ao Brasil importado do Canadá. O SUV médio agora tem lanternas em LEDs que são ligadas por uma moldura preta, ao estilo do SUV compacto Volkswagen T-Cross. Nela, o nome “Edge” aparece em destaque no centro. Assim como as maçanetas das portas, a abertura do porta-malas é embutida. Enquanto isso, o para-choques foi reformulado. Ainda não há imagem do interior.
Cresceu de tamanho
Um dos destaques do novo Ford Edge é o tamanho. O SUV cresceu as medidas e agora alcança cinco metros de comprimento. Ou seja, é maior que a versão global, com 4,7 metros. Nas demais medidas, tem 1,96 m de largura, 1,77 de altura e generosos 2,95 m de entre-eixos. Na versão de cinco lugares, pesa 1.945 kg. Já a de sete ocupantes tem 2.084 kg.
E o motor?
A Ford registrou imagens de duas versões. A primeira, na cor prata, parece ser a topo de linha, visto que tem mais acabamentos cromados. No entanto, o motor deve ser o mesmo para ambas. No caso, um 2.0 turbo de até 251 cv. Por ora, não há informações técnicas e de desempenho, mas a marca confirmou que a velocidade máxima do SUV é de 193 km/h. (Jornal do Carro/Jady Peroni)