Frota & Cia
Decorrido pouco mais de sete meses desde as primeiras entregas ao mercado brasileiro, os caminhões extrapesados Arocs 8×4, fabricados pela Mercedes-Benz, mostram seus primeiros resultados junto aos clientes da marca. E os efeitos da mudança de postura da marca, evidenciada de alguns anos para cá.
É o que mostra a Cattegran Granitos do Brasil, empresa capixaba instalada em Governador Lindenberg, que produz com exclusividade o granito Branco Siena, de largo consumo na construção civil. Em maio, a empresa recebeu os primeiros Arocs 8X4 para uso no transbordo de dejetos minerais da cava para os locais de descarte. Os caminhões operam em regime de 24hs versus 7 dias da semana, podem tracionar até 150 toneladas de carga e são equipados com básculas meia cana de 22 metros cúbicos. A frota da empresa soma 25 caminhões, 17 dos quais da marca Mercedes-Benz, incluindo os modelos Axor(foto) que cuidam da movimentação interna dos imensos 400 blocos de pedra. E outros três Actros (foto) rodoviários que levam o produto para os clientes dedicados ao beneficiamento do material.
Em poucos meses de operação os novos Arocs vêm mostrando uma boa performance, como conta Renan Catelan Filho, CEO da Cattegran. “A redução no consumo de combustível já alcançou 15%, na comparação com o Actros 8×4 que trocamos nessa renovação de frota”. O desempenho surpreendeu o empresário de forma positiva, assim como a velocidade operacional do Arocs, que saltou de 4 para 9 km/h, nas suas contas.
Novos patamares
“O sucesso do Arocs nas severas operações da Cattegran reafirma que nosso gigante off-road está entregando o que foi, especialmente economia e produtividade”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, o Arocs trouxe novos patamares de força, robustez e tecnologia para o mercado da mineração, a partir das demandas dos próprios clientes.
A afirmação tem o aval de Renan Filho, ao admitir que o Arocs reúne todos os requisitos necessários para uma entrega eficiente, segura e com velocidade operacional surpreendente. “É um caminhão que trabalha em operações bem severas, devido ao peso elevado e o tamanho e formato dos blocos e dejetos do minério de granito. E também porque o veículo atua em terrenos muito íngremes, que chegam até 120 metros de profundidade”.
Outro ponto bastante elogiado pelo CEO da Cattegran são as tecnologias de segurança embarcadas no veículo, essenciais nesse tipo de operação. Renan Filho destaca o sistema de freio eletrônico (EBS), a função Hold, além do freio de estacionamento eletrônico e o sistema de auxílio de partida em rampas. Destaque também para cabina do Arocs, bastante elogiada pelos motoristas, em função da ergonomia e a grande amplitude visual, que melhoram a produtividade e proporcionam melhor bem-estar.
Cesta de serviços
Fora as virtudes do veículo, a decisão pela compra do Arocs foi motivada pela cesta de serviços oferecidos pela marca, com apoio da Vitória Diesel – representante da Mercedes-Benz na região – atesta Renan Filho. Para garantir que os veículos operem sem parar a Cattegran conta com um pacote de manutenção ajustado a seu tipo de operação, junto com o suporte avançado da revenda na sede do cliente. A opinião tem o aval do diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Bem, Silvio Renan. “Subimos vários degraus na oferta de soluções focadas e atendimento vocacionado para operações fora de estrada, para garantir que os clientes alcancem mais disponibilidade com seus caminhões, mais produtividade e mais rentabilidade”.
O foco no negócio é resultado de uma política adotada pela montadora há menos de uma década, baseada no mantra “as estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”. “Nunca deixamos de olhar o transporte vocacionado, mas a prioridade se concentrava na construção civil, a cana-de-açúcar e o minério de ferro, sobretudo no eixo São Paulo/Minas Gerais. Com a chegada do Actros e agora do Arocs ampliamos nossa atenção para todos os setores do transporte, em nível nacional”, ressalta Roberto Leoncini. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)