AutoIndústria
Além de apresentar a linha de chassi adequada ao Proconve P8 e colocar na prateleira o modelo elétrico eO500U, a Mercedes-Benz aproveita a LatBus 2022 para reforçar serviços ao cliente com o lançamento do FleetBus, sistema de gestão de frota baseado na telemetria e conectividade.
A exemplo de outras ferramentas do gênero, a novidade exclusiva da fabricante de São Bernardo do Campo (SP) entrega ao operador ampla diversidade de informações do veículo e da operação. Os relatórios de desempenho permitem ao gestor programação assertiva de revisões e manutenções, o que garante reduzir o risco de paradas não programadas.
De acordo com a marca, um diferencial importante da nova ferramenta é o monitoramento e acesso às informações em tempo real, o que inclui diagnóstico de falhas georreferenciados, análise de funcionamento do veículo, bem como o comportamento de condução do motorista. A partir daí, o gestor tem condições de tomar as decisões mais acertadas, como também planejar melhor a operação.
Tem ainda funcionalidade específica no campo da segurança, no qual o chamado Safety Score contabiliza as ativações dos recursos de segurança ativa do ônibus, tais como piloto automático adaptativo), sistema de frenagem de emergência, alertas de mudança de faixa involuntária e controle eletrônico de estabilidade.
Segundo a Mercedes-Benz, a nova ferramenta foi inteiramente desenvolvida no País, de acordo com a realidade do transporte de passageiros e o perfil do frotista.
“Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. O FleetBus é mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, resume em nota Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O FleetBus está disponível para todo portfólio de ônibus da marca produzidos desde 2012, incluindo o elétrico eO500U e os novos chassis da linha 2023, adequados ao Euro 6. (AutoIndústria)