Jornal do Carro
Faz alguns anos que o Jornal do Carro antecipou que a Exeed, marca de luxo da Chery, viria ao Brasil. A expectativa era de que a montadora lançasse seus primeiros carros por aqui em 2021. Entretanto, por causa da pandemia da Covid-19, isso não aconteceu. De início, a operação viria com a força do grupo Caoa, que salvou a operação da Chery no País. Entretanto, para a surpresa geral, a divisão de luxo da chinesa fez um anúncio sem a Caoa.
De acordo com a Exeed, há planos para o mercado brasileiro. Contudo, a marca não informou data de estreia e tampouco alguma parceria para a implantação da rede de concessionárias. “Quanto ao mercado brasileiro, é possível operar com qualquer parceiro poderoso ou de forma independente. A Exeed tentará vários métodos de cooperação para encontrar o caminho de desenvolvimento mais adequado no Brasil”, disse a fabricante.
Portfólio
Embora tenha confirmado, em 2020, que traria quatro modelos ao mercado nacional, a princípio, há expectativa que o País receba, em 2023, o híbrido LX para inaugurar as operações da Exeed. Está, inclusive, confirmado na página da fabricante no Facebook.
Dessa forma, o SUV compartilha plataforma com o Chery Tiggo 7, que é feito pela Caoa em Goiás. Tem, na China, mecânica parecida com o Tiggo 8: 1.6 GDI de 187 cv. Entretanto, alguma eletrificação é esperada por aqui, já que a promessa da Exeed é ter apenas modelos híbridos e/ou elétricos. O rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, cabe lembrar, está registrado desde 2018 no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
No ano seguinte (2024), a expectativa, então, é pela vinda do SUV TXL. Da mesma forma, o SUV já registrado no INPI. Trata-se do “primo rico” do Tiggo 8.
Incógnita
Agora, por ter deixado a Caoa de fora dessa primeira ação oficial, resta saber se a Exeed não repetirá os erros da Chery. No passado, a chinesa errou na estratégia de produção local, nos produtos e na criação da rede de concessionários. Desse modo, não fosse a Caoa entrar na jogada, teria falido como outras chinesas que tentaram se estabelecer por aqui.
Todos os modelos da Exeed utilizam plataforma dos Tiggos feitos no Brasil pela Caoa em Anápolis (GO). Agora, resta saber se a China pretende se aproveitar dessa estrutura já consolidada, ou se irá arriscar em trazer os modelos importados (e mais caros). (Jornal do Carro/Vagner Aquino)